A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano comunicou na manhã desta segunda-feira (8), o falecimento do Padre José Cláudio Dias. O sacerdote, que tinha 79 anos, faleceu no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, onde estava hospitalizado. O velório do Pe. Cláudio terá início hoje, às 14h, na Igreja São José, no bairro Bela Vista. Às 19h será celebrada uma missa exequial, e amanhã (9) o velório segue para o município de Santa Maria de Itabira, onde será celebrada a última missa exequial, seguida do sepultamento do sacerdote.
Em nota oficial, a Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano lamentou a morte do sacerdote: ‘‘Nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e todo o clero se solidarizam com a Arquidiocese de Belo Horizonte e com os familiares do Pe. José Cláudio Dias e elevam a Deus orações e preces em sufrágio de sua alma’’.
A missa em Santa Maria de Itabira terá início às 7h e será celebrada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O sepultamento será logo após, no Cemitério Municipal.
Nota de pesar da Prefeitura
”A Prefeitura de Itabira manifesta profundo pesar pelo falecimento do padre José Claudio Dias, 79 anos. O município se despede de um de seus mais importantes personagens, que marcou trajetória por sua atuação religiosa e também por sua intensa presença nas discussões sociais não só nas comunidades em que atuava, mas de toda Itabira. Aos familiares, amigos e fiéis que sempre acompanharam os ensinamentos do padre Claudio, toda nossa solidariedade por essa grande perda.”
Quem foi Pe. Cláudio?
Filho de Sebastião José Dias e Sebastiana de Oliveira Dias, Pe. José Cláudio Dias nasceu no dia 04 de abril de 1944, no município de Iúna, no estado do Espírito Santo. Os primeiros estudos do Pe. José Cláudio foram realizados na cidade de origem, o secundário e o universitário foram em São João del Rei.
Cursou Filosofia na Escola de Filosofia da Província Franciscana, em São João del Rei e a Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina Brasileira, no estado do Rio de Janeiro. Depois graduou-se em Letras na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Fez vários cursos de extensão universitária e estudou Direito Canônico na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC.
Recebeu os primeiros ministérios no dia 07 de fevereiro de 1975, na capela particular da residência episcopal. Foi ordenado diácono no dia 13 de fevereiro de 1975 e sacerdote no dia 19 de abril do mesmo ano. Ambas as ordenações aconteceram no município de Santa Maria de Itabira-MG.
Exerceu seu ministério sacerdotal na Diocese de Itabira nas seguintes Paróquias: Paróquia nossa Senhora do Rosário, no município de Santa Maria, 1975 a 1982; Paróquias São José, no município de Passabém e São Sebastião, em São Sebastião do Rio Preto; Paróquia Sant’Ana, em Sete Cachoeiras; Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Itauninha, de 1976 a 1982; Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em tabira, de 1982 a 1984; Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Itabira, 1984; Paróquia Nossa Senhora das Oliveiras, em Itambé do Mato Dentro; Paróquia Sant’Ana, em Sete Cachoeiras, 1984; Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabira, 1986 até 30 de janeiro de 2000.
Após deixar a Diocese de Itabira, Pe. José Cláudio exerceu seu ministério sacerdotal na Arquidiocese de Belo Horizonte-MG, onde permaneceu atendendo às Paróquias Santo Antônio e Nossa Senhora das Vitórias. Excardinou-se da Diocese de Itabira aos 13 de novembro de 2020, incardinando-se na Arquidiocese de Belo Horizonte aos 18 de maio de 2021.