O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, já prestou atendimento para 12 santa-marienses neste domingo (21). Quem afirma isso é o diretor executivo do hospital, Alexandre Coelho. Segundo ele, um dos pacientes – cujo estado de saúde é mais grave, embora estável – será transferido para Belo Horizonte, enquanto outros dois receberão alta. O restante segue em observação.
Alexandre ainda diz que seis dos santa-marienses atendidos no centro hospitalar itabirano contraíram traumatismo cranioencefálico (TCE). Ainda há um paciente politraumatizado (fratura de fêmur, escapula, fratura pelve estável, contusão pulmonar, luxação do osso hioide, escoriações difusas), outro com fratura exposta tanto na tíbia, quanto na fíbula, e outros dois com fraturas fechadas (uma conservadora, outra cirúrgica).
Este grupo não corre risco de vida e está sendo tratado sob o uso de antibióticos e a aplicação de pontos em algumas partes do corpo. Eles realizaram exames de tomografia e deverão permanecer sob observação médica durante 24 horas.
O diretor-executivo do HNSD ainda ressaltou que a equipe do hospital já iniciou o seu plano de acidentes de múltiplas vítimas. Alexandre diz que o Pronto Socorro e o Nossa Senhora das Dores já possuem uma equipe de retaguarda, para caso a demanda venha a aumentar. O atual nível de atendimento, segundo ele, está relativamente tranquilo.