Site icon DeFato Online

Diretores da Vale vêm à Itabira após manifestações contra queda na Cfem

Prefeito, secretários e executivos da Vale se reuniram em Itabira - Foto: Acom PMI

Um encontro no gabinete do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) nessa terça-feira (20) contou com dois integrantes do alto escalão da Vale. Estiveram em Itabira os diretores de Relações Institucionais, Luiz Eduardo Osorio, e Jurídico, Octávio Bulcão Nascimento. Eles conversaram com o chefe do Executivo e secretários municipais a respeito das reclamações sobre quedas na arrecadação da Compensação Financeira por Exploração de Recursos Minerais (Cfem) e futuros investimentos no campus local da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Também participou da reunião o gerente-executivo da Vale em Itabira, Rodrigo Chaves.

A visita dos diretores da Vale é um desdobramento da cruzada que a Prefeitura tem feito contra quedas robustas na arrecadação da Cfem. Em 2019, os meses de abril e junho apresentaram retração na casa dos 40% em relação ao mês de fevereiro, quando foi apurado o maior valor de pagamento até então. A reclamação da Administração Municipal é de que fatores como a alta do dólar, a disparada do preço do minério no mercado internacional e a manutenção das atividades nas minas de Itabira não justificam essa variação.

Na segunda semana de agosto, em reunião na Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), o prefeito de Itabira subiu o tom. Relatos de quem participou do encontro dão conta de que Ronaldo Magalhães estava visivelmente irritado ao falar da arrecadação da Cfem no município. O diretor Luiz Osorio estava na reunião e tratou de agendar uma visita à cidade para apaziguar a situação.

No gabinete do prefeito, ficou acordado que a Vale agendará uma data para que uma equipe de especialistas em tributação converse com representantes da Secretaria Municipal de Fazenda sobre os cálculos dos royalties da mineração. A mesma promessa foi feita aos vereadores, que também repercutem as informações levadas a público pela Prefeitura e não descartam uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o pagamento da compensação financeira.

“Teremos novos encontros para discutir mais profundamente esse tema”, resumiu o prefeito Ronaldo Magalhães, em texto nas redes sociais, onde postou uma foto do encontro com os diretores da Vale.

Unifei

Outro ponto debatido na reunião no gabinete do prefeito foi a continuidade do projeto da Unifei. Segundo Ronaldo Magalhães, foram feitos alinhamentos a respeito dos aportes no campus para acelerar a construção dos novos prédios e garantir mais cursos no município.

A Vale tem o dever de estar inserida no processo de diversificação econômica de Itabira”, escreveu o chefe do Executivo.

Em junho, durante encontro da Amig em Itabira, o secretário de Obras, Ronaldo Lott, afirmou que a Vale ajudará na construção dos prédios 4 e 5 da Unifei Itabira. O valor para as duas estruturas gira em torno de R$ 70 milhões, mas ainda não está definido qual será o aporte da mineradora.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira, na reunião dessa terça-feira a Vale se mostrou aberta a participar do desenvolvimento do campus da Unifei. Ficou estabelecido que haverá outra conversa sobre esse tema, provavelmente no fim do mês, com a presença de outros executivos da mineradora.

Exit mobile version