Após a abertura da 50ª edição do Festival de Inverno de Itabira, acontece nesta sexta-feira (5), o segundo dia do evento. Com meio século de realização ininterrupta, o festival deste ano irá apresentar uma vasta agenda de shows, teatro, cinema, oficinas, dança, literatura, exposições, debates e muito mais, até o dia 21 de julho.
A sexta-feira começa com uma imersão em poesia na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, de 7h às 9h30. Já à noite, a partir das 19h, o Fênix Núcleo de Dança sobe ao Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade para performar a apresentação “Drummond aos olhos de Belchior e a modernidade”.
Em outro ponto da cidade, na Praça do Areão, o DJ Vini Brown começa a agitar o público antes da apresentação da itabirana Ariella Torres, que sobe ao palco às 21h, apresentando o show “Sete Faces”. Logo após, às 22h30, a cantora Maria Rita fará o seu grande show.
Durante a edição do 50º Festival de Inverno, outros grandes nomes da música brasileira se apresentam em Itabira: Los Sebosos Postizos, Paralamas do Sucesso, Marcus Viana, Maneva, Samuel Rosa, Jorge Aragão, Detonautas, Rastapé, Frejat e Seu Jorge; além de apresentações de grupos de arte consagrados, como o Grupo Galpão.
Confira a programação completa do evento
Clique aqui para participar das oficinas do Festival de Inverno
Confira os eventos que necessitam da retirada de ingressos
Tema do Festival – (IN)Confidências Itabiranas
O Festival de Inverno de Itabira comemora seu 50º aniversário tendo como tema o poema “Confidência do Itabirano”, de Carlos Drummond de Andrade. A ideia é explorar a relação entre a cidade de Itabira e as confidências do escritor e poeta itabirano, revelando aspectos profundos da identidade e das memórias locais. A iniciativa ainda propõe uma reflexão sobre as transformações da cidade ao longo dos anos e a relação com a obra de Drummond, além de valorizar as riquezas culturais do município.
Por meio de exposições, apresentações artísticas e debates, o evento busca promover uma maior compreensão da identidade itabirana e valorização das riquezas culturais presentes na região.
Homenagem
O homenageado da 50ª edição do Festival de Inverno será o psicólogo, jornalista e escritor itabirano, Lúcio Sampaio. Ele também foi o primeiro editor do icônico jornal “O Cometa Itabirano”. Aos 69 anos, Lúcio foi vítima de um infarto, deixando um legado marcado por grandes contribuições, inclusive na luta pelo fim da ditadura militar.
Lúcio, frequentemente, trocava correspondências com Carlos Drummond de Andrade, com quem tinha contato íntimo e carinhoso. Cartas que estarão na exposição “Carta aos amigos”, com curadoria de Marconi Drummond. A mostra busca homenagear o escritor e apresentar ao público a relevância de sua atuação, diversa e expressiva, para a comunidade itabirana.
A exposição será aberta na sexta-feira, 12 de julho, na galeria da FCCDA e segue até o dia 9 de agosto. A visitação ocorrerá de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
Palco Mundo
O Palco Mundo do 50º Festival de Inverno de Itabira promete trazer grandes espetáculos musicais, reunindo os melhores artistas da música brasileira em um palco duplo. Além das atrações renomadas, o local contará com a presença de talentosos artistas locais, buscando valorizar e promover a cena musical itabirana.
Com uma programação diversificada e repleta de estilos musicais, o Palco Mundo vai impactar o público presente, proporcionando momentos inesquecíveis e emocionantes para todos os espectadores. Será uma oportunidade única para apreciar o talento e a criatividade dos artistas brasileiros, bem como descobrir novos talentos itabiranos.
Palco Concha
O Palco Concha será um espaço imperdível durante o festival, onde o público poderá desfrutar de momentos de lazer e diversão em um ambiente familiar e acolhedor. Com a combinação perfeita entre música, teatro e experimentações artísticas, o palco será um dos destaques do evento, proporcionando aos visitantes uma experiência completa e enriquecedora.
Palco Descentraliza
Um dos principais expoentes do Festival é levar a cultura e a arte para os bairros e distritos da cidade, proporcionando um acesso mais democrático às manifestações artísticas locais. Com diversas linguagens artísticas em destaque, como música, teatro, dança e literatura, o Palco Descentraliza tem como objetivo valorizar os talentos da região e promover a integração entre os artistas e as comunidades. A iniciativa ainda contribui para o fortalecimento da economia local, gerando renda e oportunidades para os moradores das diferentes regiões.