Na tarde de ontem (11), militares do 9° Pelotão de Bombeiros foram acionados para um soterramento no município mineiro de Salinas. Dois operários executavam a fundação de uma estrutura para um galpão, quando foram soterrados no momento em que uma máquina realizava a escavação dos buracos.
Quando chegaram ao local, o Corpo de Bombeiros encontrou as duas vítimas – um homem de 46 anos e um de 21. Uma delas estava consciente, com suspeita de fratura na perna esquerda, e a outra, inconsciente.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o local apresentava risco de desabamento das paredes com aproximadamente 5 metros de profundidade, portanto os trabalhos foram intensos para retirar as vítimas o mais rápido possível e com segurança.
Dois bombeiros entraram no buraco e realizaram as escavações manuais com emprego de equipamentos como pás e enxadas, conseguindo acessar um dos homens por um dos braços. Devido ao tipo do solo argiloso, a vítima estava presa pelos membros inferiores, o que dificultou as ações dos bombeiros. O homem de 46 anos foi retirado com vida e conduzido pela Unidade de Suporte Básico do SAMU de Salinas.
Após acessarem a vítima de 21 anos, o Corpo de Bombeiros constatou que ela estava irresponsiva, sem pulso e respiração. Ela foi repassada à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para avaliação médica e sua equipe de Unidade Avançada constatou o óbito. Ela foi retirada pelo Corpo de Bombeiros.
A Polícia Civil foi acionada para efetuar a perícia técnica e, posteriormente, o corpo da vítima foi entregue a funerária. A Defesa Civil Municipal e a Guarda Municipal compareceram no local para os registros necessários e as providências cabíveis.