Site icon DeFato Online

Dom Silvério: chuva derrubou nove pontes e número de desabrigados e desalojados ainda é incerto

Dom Silvério: chuva derrubou nove pontes e número de desabrigados e desalojados ainda é incerto

Foto: Reprodução

Dom Silvério, cidade com pouco mais de cinco mil habitantes na Zona da Mata mineira, vive um cenário de devastação após uma tempestade de grandes proporções atingir a região na última terça-feira (7). A chuva intensa derrubou nove pontes — três delas na área urbana e outras seis na zona rural —, inundou residências e deixou o município no escuro por horas.

Prefeito auxilia em resgates

Diante da emergência, moradores foram forçados a abandonar suas casas em meio à enxurrada. O prefeito de Dom Silvério, José Bráulio (União Brasil), participou ativamente dos resgates, usando cordas para ajudar pessoas ilhadas. “Estamos focados em recompor a cidade, restabelecer serviços essenciais como água, luz e realizar a limpeza das ruas e casas”, afirmou na manhã desta quarta-feira (8).

Mutirão de limpeza e recuperação

Nesta quarta-feira, cerca de 150 pessoas participaram de um mutirão para limpar as áreas mais atingidas de Dom Silvério. Apesar dos esforços, os danos são extensos, com toneladas de lama acumuladas nas ruas e dentro das residências.

No final da manhã de hoje, o fornecimento de água e energia foi restabelecido, mas a prefeitura ainda trabalha para contabilizar o número de desabrigados e desalojados.

Contexto das chuvas em Minas Gerais

Desde setembro de 2024, quando teve início o período chuvoso, o Estado contabiliza ao menos 44 cidades em situação de emergência — com Dom Silvério entre elas. Além disso, 11 óbitos foram confirmados em razão das chuvas, segundo dados da Defesa Civil de Minas Gerais.

Essa instabilidade climática tem provocado inundações, deslizamentos de terra e prejuízos generalizados em diversas regiões do Estado. Ainda conforme a Defesa Civil, foram mapeadas 183 pessoas desabrigadas e 1.268 desalojadas.

Exit mobile version