O empresário Rubens Menin comunicou, na manhã desta quinta-feira (13), a aquisição de 100% da Rádio Itatiaia. Considerada a maior emissora de rádio de Minas Gerais, agora a Itatiaia também será gerida pelo fundador da MRV Engenharia e proprietário da CNN Brasil.
Fundada em 1952, a Itatiaia é uma das emissoras de rádio mais tradicionais do país. Esse reconhecimento se deu porque a rádio se especializou na cobertura esportiva e, essencialmente, jornalística. A Rede Itatiaia, hoje, é composta pela Rádio Itatiaia AM/FM e mais quatro emissoras em Minas Gerais, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha.
A venda da emissora já estava nos planos do radialista Emanuel Carneiro, que a comandava desde 1994. “Menin está determinado a dar continuidade ao jornalismo ético, que valoriza o esporte e dá voz para a sociedade”, disse Carneiro, que continuará na emissora nas funções de apresentador e comentarista.
Por meio de um comunicado oficial, enviado à imprensa, Rubens Menin contou que a oportunidade de contribuir para a manutenção de um patrimônio tão valioso para o estado de Minas Gerais foi determinante para a aquisição.
“É um orgulho seguir a missão da família Carneiro de engajar Minas Gerais e o Brasil por meio de um jornalismo sério e de qualidade”, declarou o empresário.
Para Menin, todos os valores e atributos responsáveis por posicionar a Rádio Itatiaia ao lado das emissoras radiofônicas mais relevantes do país serão mantidos e somados aos parâmetros de governança corporativa, que são marcas do empresário.
Atualmente, a rádio Itatiaia alcança uma audiência de 900 mil ouvintes por dia e mais de um milhão de seguidores no Twitter. Segundo o empresário mineiro, um comitê de transição está sendo estruturado para que o processo seja o mais transparente e colaborativo possível, com base na escuta e respeito aos colaboradores, jornalistas da casa e parceiros.
O empresário e as notícias
Em março desse ano, Rubens Menin, que é fundador da MRV Engenharia, do Banco Inter e da Log Commercial Properties, se tornou o único dono da rede e televisão CNN Brasil. Ele comprou os 35% do, seu então sócio, jornalista Douglas Tavolaro.
A emissora tem pouco mais de um ano e, com a compra, já opera no azul. Depois de uma rápida reestruturação, em que a CNN Brasil passou por mudanças editoriais e de elenco, a emissora deve correr atrás de aumentar o alcance em Minas Gerais. Para isso, estão nos planos a possível comprar de uma emissora no estado.
Com 100% de participação na CNN Brasil, Rubens Menin esclarece que não existe qualquer relação entre a emissora de TV e a rádio Itatiaia, que, por sua vez, continuará prezando por um jornalismo ético e imparcial. A grade de programação, bem como as equipes permanecerão inalteradas.
“A rádio se tornou conhecida por dar voz aos ouvintes e cumprir um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e digna. É com este propósito que vamos seguir”, disse.
Rubens e o Atlético Mineiro
Rubens Menin integra o chamado grupo dos 4 R’s formado por ele, Ricardo Guimarães, do Banco BMG; Renato Salvador, da rede de hospitais Mater Dei; e Rafael Menin, presidente da MRV. Os quatro, juntos, fazem parte do colegiado que auxilia a administração do Clube Atlético Mineiro, na gestão do presidente Sérgio Coelho.
Menin é, ainda, conselheiro; um dos maiores investidores; e principal credor do Galo. Foi graças aos investimentos dele que o clube de futebol conseguiu pagar as dívidas e parte do salário dos jogadores, desde o mandato de Sérgio Sette Câmara. Segundo dados divulgados pelo próprio clube, a dívida do Atlético com a família Menin chega a R$ 330 milhões.