Na manhã desta segunda-feira (31), o médico Dr. Mateus Caldeira Barbosa, de 34 anos, assumiu a Coordenação Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabira. O Dr. Júlio César Lacerda Lage deixou o cargo 18 anos depois de muito trabalho e dedicação.
Mateus Caldeira já trabalha no Samu Itabira há cerca de seis anos, formou-se em medicina na cidade de Ipatinga e se especializou em cirurgia geral no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. O médico também atua no Samu da capital junto com o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros, possui diversos cursos na área de emergência e no atendimento pré-hospitalar.
O médico terá um grande desafio pela frente com a regionalização do Samu. A intenção da criação de um consórcio fará com que a Central de Regulação em Itabira seja responsável pelo atendimento em outras 27 cidades.
A regionalização amplia o atendimento do Samu, com mais ambulâncias e equipes. A previsão é de que as bases descentralizadas sejam instaladas em Guanhães, Rio Vermelho, João Monlevade, São Domingos do Prata, Ferros e Barão de Cocais.
A Secretária Municipal de Saúde, Clarissa Santos, já assinou um convênio com o Governo de Minas para dar andamento ao processo. A estimativa é que a mudança já aconteça no início do próximo ano.