Duas semanas após sair do Cruzeiro, Paulo Pezzolano foi anunciado pelo Real Valladolid, da Espanha, nesta terça-feira (4). Com contrato até o fim da temporada 2023/2024, Pezzolano irá iniciar o seu primeiro trabalho como técnico no futebol europeu, ainda sob comando de Ronaldo Fenômeno. Faltando 10 rodadas para o fim da La Liga, o Valladolid está na 16ª posição, com 28 pontos, um a mais do que o primeiro time na zona de rebaixamento.
🏠 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐏𝐞𝐳𝐳𝐨𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐲𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐨𝐜𝐞 𝐬𝐮 𝐧𝐮𝐞𝐯𝐨 𝐡𝐨𝐠𝐚𝐫.
🏟 ¡Bienvenido a Zorrilla!#BienvenidoPaulo pic.twitter.com/xmdXE43Tax— Real Valladolid C.F. (@realvalladolid) April 4, 2023
A trajetória de Pezzolano no Cruzeiro chegou ao fim após a eliminação do time na semifinal do Campeonato Mineiro, em 19 de março. “Eu não estava 100%”, disse o uruguaio, ao informar que a saída já estava acertada desde o fim da série B, em 2022. Durante suas falas, Pezzolano se emocionou e disse que não treinará nenhum clube brasileiro neste ano. Após um período de descanso, o treinador deve seguir rumo à Europa.
Paulo Pezzolano chegou Cruzeiro em janeiro de 2022, e se tornou ídolo do clube celeste. No total, foram 68 jogos, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. No ano passado, foi finalista do Campeonato Mineiro, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e alcançou a tão sonhada volta à elite do Brasileiro, com a conquista do título da Série B. O uruguaio tinha contrato com o clube celeste até o fim de 2023.
Ronaldo, majoritário da SAF do Cruzeiro, esteve presente no clássico contra o América, mas deixou o estádio ao fim do jogo, sem conceder entrevista.
“Antes das perguntas, venho comunicar que a comissão técnica e eu não vamos continuar no Cruzeiro. Uma decisão tomada com muita frieza, muito bem pensada. Uma decisão tomada em dezembro. Eu não estava 100% desde dezembro e acho que este clube, gigante como Cruzeiro, Ronaldo, Paulo André, todos os jogadores, precisam de um treinador que esteja 1000%. Decidimos em conjunto ficar no campeonato mineiro, para que procurem um melhor treinador para o Cruzeiro. Se não, teriam que colocar um interino, um treinador momentâneo e que venha um melhor treinador possível para o Cruzeiro.”
Pezzolano frisou que a decisão foi tomada exclusivamente por sua vontade, e que agora irá descansar. ”Sempre me ligam, brasileiro, italiano, México. Mas minha família vai ficar aqui morando em BH, descansando da cabeça, para ver se a partir de julho eu quero ir pra algum lugar”.