Com 20 anos de experiência no mercado, a MAG Informática continua dando sequência a uma história que envolve credibilidade e reconhecimento da população e do meio empresarial. Localizada na rua Zeca Amâncio, centro da cidade, a empresa conquistou – pelo segundo ano consecutivo – o selo Top of Mind na categoria “Loja de informática”.
Criador e proprietário da MAG, Marcelo Gomes iniciou o negócio em 2001, quando tinha apenas 17 anos, com o propósito de trabalhar com a manutenção de computadores e recarga de cartuchos. A partir daí, o empresário foi percebendo o surgimento de outras demandas no mercado e, aos poucos, ampliando a prestação de serviços. Ele explica qual foi a principal carência identificada durante este período.
“Itabira era muito carente de uma empresa que competisse com o preço da internet, e eu percebia que muitos clientes estavam deixando a loja física para comprar em alguns sites devido aos preços mais em conta. Foi aí que decidimos oferecer os produtos com a mesma qualidade e valor bem parecido”, detalha.
A internet, inclusive, é considerada o maior desafio das lojas físicas, como é o caso da MAG. Para vencer esse obstáculo, Marcelo e sua equipe apostam em algo inviável para os sites especializados: o atendimento pessoal.
“Nosso diferencial é ter um atendimento corpo a corpo, no qual você consegue esclarecer algumas questões para o cliente. Às vezes, o cliente chega na empresa desejando um produto, mas de repente não é o que ele precisa, talvez seja necessário outro equipamento, que possua qualidade melhor. Em outros casos, o cliente está procurando um produto inadequado para sua necessidade e esse esclarecimento a internet não oferece.”
Além da manutenção de computadores, a marca também trabalha com a venda da linha completa de equipamentos de informática, bem como serviços considerados mais complexos, como um reparo de placa-mãe. Para tal, Marcelo conta com a colaboração de 20 funcionários, quase todos treinados dentro da própria empresa.
“Procuro treinar meus funcionários de acordo com a necessidade e a nossa filosofia de trabalho. A maioria dos que estão conosco tem quase 10 anos de empresa e foi treinada aqui. Para o reparo de placa-mãe, a MAG trouxe profissionais que já possuíam experiência neste serviço, mas 60% do meu quadro é composto por pessoas formadas aqui”, explica.
Em 2018, a MAG passou por uma transformação importante em sua trajetória: a criação de uma nova marca. O intuito, segundo Marcelo, era criar um logotipo mais moderno, que representasse a evolução da empresa ao longo dos anos.
“Em parceria com a Origami Propaganda, nós decidimos mudar a marca que eu havia criado quando tinha 17 anos. Sem muito dinheiro para investir, eu mesmo fazia os panfletos e cartões de visita. Conforme fomos crescendo, vimos a necessidade de atualizar a marca, deixando-a mais visível e atraente, para que ela acompanhasse a evolução da empresa”.
Se atualizar, aliás, é algo inerente ao mercado da informática. Com a profusão de novos produtos surgindo na área, o segredo para manter a fidelidade dos consumidores é oferecer o que há de mais atual no momento, como explica o empresário.
“Tem que estar antenado com o que é novo no mercado. Em nosso setor o que realmente vende são as novidades, são elas que trazem um diferencial, produzem um volume maior de venda e mantém a confiança junto aos nossos clientes”.
“Logo no início, percebi que havia uma grande demanda em recarga de toner e que as empresas de Itabira enviavam seus toners para fora da cidade para fazer esse serviço. A partir daí, nos capacitamos e nos tornamos a primeira empresa de Itabira a executar a recarga de toner em laboratório próprio. Além da MAG, outra marca pertencente ao grupo é a Copy & Loc, que trabalha com a locação de impressoras, uma demanda comum, principalmente, para outras companhias da cidade”, detalha Marcelo.
“Cerca de 95% dos clientes da Copy & Loc são empresas, até porque para aquele cliente que necessita de um volume maior de impressão, é muito viável a locação de impressoras. Recebemos pedidos de todos os ramos, desde uma clínica ou banca de revistas até uma escola, prefeitura.”
E se as premiações e o reconhecimento ajudam a elevar o nome da MAG Informática, elas não são sinônimo de acomodamento. A empresa continua se planejando, a curto e longo prazo, para continuar sendo uma das marcas mais relevantes da região.
“Nossa meta a curto prazo é capacitar mais colaboradores para que possamos atender de maneira ainda mais satisfatória os nossos clientes e a longo prazo é continuar trabalhando dessa forma, inovando sempre e com uma prestação de serviço de qualidade diferenciada, além de corrigir eventuais erros que tenhamos cometido durante nosso trajeto”, conclui Marcelo.