Site icon DeFato Online

“É fundamental buscar equilíbrio entre os poderes”, afirma Marco Antônio Lage

afirma Marco Antônio Lage

Marco Antônio Lage afirmou que é necessário promover melhorias na Saúde e zeladoria urbana - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), esteve na Câmara de Vereadores e participou, na tarde de terça-feira (1), da abertura do ano Legislativo 2022. Essa foi a primeira vez que o chefe do Executivo compareceu a uma sessão plenária inaugural dos trabalhos parlamentares — já que em 2021, primeiro ano da atual gestão, o começo das atividades políticas coincidiram com as solenidades de posse do peessedebista e dos atuais legisladores.

Marco Antônio Lage chegou à Câmara Municipal pouco depois das 14h — acompanhado do secretário de Governo, Geraldo Magela Pena Torres “Torrinha” — e se reuniu com parte dos vereadores no gabinete do presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão”, correligionário do prefeito. Por volta das 14h30, já com o início da sessão ordinária em atraso, eles deixaram a sala da presidência e se dirigiram ao plenário da Casa para dar início ao encontro.

O secretário de Governo, Torrinha, acompanhou o prefeito na visita à Câmara de Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

No começo da reunião, Weverton Vetão convidou o prefeito para compor a Mesa Administrativa do Legislativo. Só então foi executado o hino nacional e, em seguida, foi lido um versículo da bíblia — procedimento padrões em todas as sessões plenárias.

“Faço o convite para que o prefeito possa vir até a mesa compor conosco nesse início de ano Legislativo e, de uma forma especial, agradecer à presença do Marco Antônio Lage. Desconheço, nos últimos anos, a participação de um prefeito no início de ano Legislativo. O que demonstra o respeito ao poder Legislativo”, destacou Weverton Vetão.

Sidney do Salão, Rose Félix, Vetão, Marco Antônio Lage e Reinaldo Lacerda compondo a Mesa Administrativa da Câmara – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Após os ritos iniciais, Marco Antônio Lage, quebrando o protocolo da Câmara, fez um discurso na Tribuna da Casa — ato que, conforme o Regimento Interno, deve acontecer na parte final. Ele pregou a união entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – em prol do desenvolvimento de Itabira.

“Venho reiterar o meu respeito à esta Casa acima de tudo e dizer que é fundamental a busca de um equilíbrio entre os poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário. Buscar esse equilíbrio é interesse público e é ser republicano acima de tudo. Claro, a oposição ao prefeito e ao governo é legítima e é bem vinda quando é oposição de ideias e discussão dos projetos. Mas não podemos fazer ou desenvolver oposição à cidade. Pois a cidade espera de nós um debate em prol do presente e do futuro desta terra”, afirmou Marco Antônio Lage.

Marco Antônio Lage discursou na Tribuna da Câmara de Itabira na última terça-feira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Além de buscar a aproximação com os vereadores, o prefeito de Itabira também relatou parte dos desafios que a sua gestão enfrentará nos próximos anos e ressaltou que é necessário esforço conjunto entre as instituições para sanar as demandas da população e desenvolver o Município.

“Além dos desafios que já existem no país, e que neste ano se tornarão mais evidentes ainda, em que passaremos por uma crise econômica, que já se estabelece em nosso país e que ao final chega aos municípios, temos a missão de entregar, nesses quatro [agora três] anos, um projeto pronto e uma cidade diferente para o cidadão. Seja por conta da exaustão mineral, daqui há dez, doze ou quinze anos, mas que virá, seja pela série de demandas que a comunidade espera de nós: saúde pública, zeladoria urbana, abastecimento de água e educação”, avaliou Marco Antônio Lage.

Em tempo

O início da gestão Marco Antônio Lage, em 2021, foi marcado por momentos de turbulência entre Prefeitura e Câmara. Foram diversas as polêmicas em votações e debates em plenário, assim como trocas de farpas constantes ao longo do ano.

Exemplos disso são episódios como a não autorização para o Executivo contrair um empréstimo de cerca de R$ 70 milhões, aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a rejeição por parte do governo para a construção de um presídio de grande porte na cidade e a proposta de uma minirreforma na Secretaria de Fazenda.

Agora, com a virada do ano, Marco Antônio Lage dá sinais de que buscará um 2022 menos turbulento.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira na terça-feira? Confira na íntegra tudo o que aconteceu:

Transmissão ao vivo

Quer acompanhar o que acontece na Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite, ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as reuniões ordinárias do Legislativo. As transmissões são realizadas pelo canal da DeFato no YouTube. Para assistir, basta clicar nesse link!

Exit mobile version