Em um importante passo em direção à preservação do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade, a Prefeitura de João Monlevade firmou um contrato histórico com a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) para a implantação da coleta seletiva em todo o município.
A parceria tem como objetivo aprimorar a gestão de resíduos sólidos e estimular a conscientização da população em relação à separação e destinação correta dos materiais recicláveis.
Novidade
Com a assinatura do contrato, a Atlimarjom será responsável pela coleta, transporte e destinação adequada dos materiais recicláveis, enquanto a Prefeitura se encarregará de promover ações educativas e de conscientização junto à comunidade. O Executivo, para a implementação da coleta também destinará R$ 654.992,40 para a Associação. O montante será usado para custear o transporte dos materiais coletados e pagamento de motorista e dois ajudantes.
A tesoureira da Atlimarjom, Valdete Firmino Roza, ponderou que a ampliação da coleta por toda cidade é a realização de um sonho antigo, além de oferecer mais oportunidades aos membros da Atlimarjom, aumentando a geração de renda dos cooperados, que serão responsáveis pela triagem e venda dos materiais recicláveis. Já o presidente da entidade, Asley Júnio Reis, agradeceu o apoio da administração municipal e a oportunidade de melhoria ofertada à Atlimarjom.
Lançamento
O lançamento oficial da coleta seletiva em todos os bairros de João Monlevade será feito durante o Seminário do Meio Ambiente, no auditório da Prefeitura, no dia 1º de junho, a partir das 9h. O evento integra programação da Semana do Meio Ambiente.
Presenças
Também participaram da solenidade de assinatura do contrato para ampliação da coleta, cooperados da Atlimarjom, o líder do governo na Câmara, Belmar Diniz (PT), o parlamentar Gustavo Prandini (PTB), o secretário municipal de Serviços de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, a assessora de Comunicação de Relações Públicas, Elisângela Bicalho, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, a diretora do ICEA UFOP Monlevade, Anliy Sargeant e o ambientalista Geraldo Magela Dindão.