É oficial: vereadores, vice-prefeito e prefeito eleitos de Itabira são diplomados

A cerimônia on-line aconteceu na tarde dessa quinta-feira (17) e também diplomou os eleitos de Itambé do Mato Dentro e Passabém

O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde dessa quinta-feira (17), por meio de um evento virtual na plataforma Zoom, o Cartório Eleitoral de Itabira organizou a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições 2020, nos município de Itabira, Itambé do Mato Dentro e Passabém. Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, da três cidades, escolhidos pela população nas urnas, bem como os três vereadores suplentes de cada partido receberam o diploma.

O chefe do Cartório Eleitoral de Itabira, Filipe Calijorne Diniz, iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos e explicando que a transferência do evento para o meio virtual foi em função da preocupação em resguardar e proteger a saúde da coletiva. “Migramos para o meio virtual por, apesar de não ser nem simples e nem o mais acessível a todos, é a ferramenta mais segura para manter o isolamento social e seguir as recomendações e protocolos de segurança em relação à pandemia”, justificou.

Filipe Diniz ainda destacou que a vitória nas urnas é a recompensa de quem concorreu no pleito 2020. Assim, deu continuidade passando a palavra ao juiz eleitoral e presidente da 132º zona eleitora de Minas Gerais, Dalmo Luiz Silva Bueno. O juiz eleitoral iniciou sua fala parabenizando aos eleitos e falando que a diplomação é um momento de muita alegria.

“É uma honra poder solenizar a escolha do povo, manifestada nas urnas. Infelizmente, não podemos estar próximos, o que torna a reunião e o ato mais humano, mas avalio que essa forma é mais propícia já que devemos nos cuidar nesse momento. Considero que as eleições foram tranquilas e civilizadas. A isso devemos render homenagens ao eleitor de Itabira, Itambé e Passabém, mas também aos candidatos de um modo geral. Por isso, meus parabéns mais uma vez a todos”, finalizou.

Dalmo Bueno encerrou a fala desejando a todos um desempenho pautado nos princípios da república e da democracia. Um pedido reforçado pela promotora eleitoral do Ministério Público, Gislaine Pereira Schumann. Ela reforçou que endossa as palavras do juiz eleitoral e também parabenizou os eleitos.

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para suplicar que os senhores exerçam seus mandatos com ética, respeito e observância à constituição federal que rege nosso pais. Vereadores, o trabalho deve ser pautado no interesse público. Prefeitos, administrem os desejos do povo e efetivem as leis”, pediu.

Em seguida, iniciou-se a diplomação com o juiz eleitoral chamando cada um dos candidatos nominalmente e oficializando a escolha das urnas. Ao final, ele explicou que os diplomas foram enviados por e-mail, ainda durante a cerimônia. Ele ponderou ainda que Mariza Frade Silva, segunda suplente do MDB, e Jorge Lúcio Leão, terceiro suplente do Avante não puderam ser diplomados porque não prestaram contas até a data limite de 15 de dezembro.

A cerimônia foi encerrada pelo juiz eleitoral que, novamente, frisou a importância dos novos vereadores e prefeitos do três municípios trabalharem em prol do interesse da população que os elegeu.