O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz visita a Belo Horizonte nesta quinta-feira (30) para sanção do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) sobre o metrô de Belo Horizonte e também para prestigiar o lançamento oficial do primeiro Centro Nacional de Vacinas do Brasil que terá sede em BH.
Bolsonaro foi recepcionado por alguns apoiadores no Aeroporto Internacional de Confins na manhã desta quinta-feira e também por alguns políticos como o deputado estadual Bruno Engler (PRTB) e o vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira (PRTB).
No aeroporto também estava presente um grupo contrário a Jair, que foi confrontado por alguns apoiadores do presidente, mas sem qualquer embate físico, tendo apenas um confronto de palavras entre os grupos.
Juntamente com Jair Messias, também marcaram presença na capital os ministros Tarcísio Gomes, da Infraestrutura; e Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em discurso na Cidade Administrativa, Marcos Pontes se mostrou feliz pelos 1000 dias de governo e agradeceu a presença de apoiadores.
Parceria entre governos federal e estadual
Bolsonaro veio à capital mineira para lançamento do Centro Nacional de Vacinas, que terá sede na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O ministro Marcos Pontes reforçou a importância do centro, que vai permitir que o Brasil tenha autonomia e independência na produção de vacinas, podendo se tornar “uma Oxford brasileira”, conforme disse Pontes.
Além desse centro, outra parceria entre o Governo Federal e Estadual se dará no investimento a ser feito no metrô de Belo Horizonte. Um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) foi aprovado na última segunda-feira, depois de passar por Câmara dos Deputados e Senado Federal no mesmo dia.
O texto, gera uma expectativa no governo do estado para a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e ampliação do metrô da Região Metropolitana de BH.
O projeto, aprovado no Congresso Nacional, autorizou a privatização da CBTU, empresa que administra o metrô da capital e de outras cidades brasileiras. Segundo a matéria, a nova concessionária terá um aporte de R$ 2,8 bilhões mais R$ 400 milhões do governo estadual para pagamento de dívidas, término da linha 1 (Eldorado/Venda Nova) e construção da linha 2 (Calafate/Barreiro).
O governador Zema disse que o edital para desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) será lançado em março de 2022.
Cidade Administrativa
Depois de cumprimentar os apoiadores no aeroporto, o presidente foi para a Cidade Administrativa para se encontrar com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para o cumprimento da agenda oficial desta quinta-feira.
Na Cidade Administrativa, manifestantes pró e contra o governo também marcaram presença. Houve um princípio de tumulto e confusão entre os grupos, mas a situação foi controlada por seguranças presentes no local.
Agenda do presidente
Bolsonaro retorna à Brasília-DF ainda nesta quinta-feira, às 15h15, segundo a agenda oficial do Governo Federal. A visita à capital faz parte da turnê de comemoração aos 1000 dias de governo.
*Cobertura realizada pela DeFato Online