EDITORIAL: A Unifei é sinal de um novo tempo
Com muito pouco tempo, a Unifei virou referência em seu segmento de ensino. Hoje, a instituição é reconhecia em todo o território nacional
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) nasceu em 1913. A história começou com a criação do Instituto Eletrônico e Mecânico de Itajubá. Essa iniciativa visionária de Theodomiro Carneiro Santiago completa 110 anos, em 2023. O script de muita resiliência atingiu o seu ápice em 2002. Na ocasião, a Escola Federal de Engenharia de Itajubá conquistou o status de Universidade Federal. Foi, portanto, uma saga de persistentes êxitos. Com muito pouco tempo, a Unifei virou referência em seu segmento de ensino. Hoje, a instituição é reconhecia em todo o território nacional.
A Universidade desembarcou em Itabira em 2008 — já com muita tradição e excelência na bagagem. São 15 anos na terra do Poeta Maior. A implantação do campus avançado, porém, foi atitude de muita determinação. A DeFato sempre apostou nessa grande conquista para a Itabira e sua gente. A revista acompanhou todas as etapas de desenvolvimento de um projeto acadêmico inovador. A parceria entre Prefeitura, Vale e Governo Federal possibilitou a concretização desse sonho fundamental para o futuro.
O empreendimento teve ainda uma utilidade didática: despertou a sociedade para a dura realidade do pós-exaustão das minas ou a percepção de que minério não dá duas safras. E, assim, a utopia saiu de cena. O ensino — ao contrário da atividade extrativa — se reproduz indefinidamente. Afinal, a humanidade é uma entidade em constante busca pelo conhecimento. O saber não tem limites.
A Universidade de Itabira chegou no momento exato. A mineração de ferro encontra-se em seu estertor. O tricentenário município fatalmente passará por um processo de mudança de vocação. O momento é de reinvenção. O fim do extrativismo é realidade concreta. Nesse contexto, a Unifei significa o limiar da tão almejada diversificação econômica (o prenúncio de uma nova era para o desenvolvimento).
Assim, Itabira avança a passos largos rumo a um horizonte inédito. Os itabiranos de hoje, sem dúvida, deixarão um importante legado para as próximas gerações. Uma herança (a Unifei) de muita eficiência e respeito ao meio ambiente. Essa paisagem (não tão utópica) é o principal sinal de um novo tempo.