As Secretarias de Educação e Meio Ambiente de São Gonçalo do Rio Abaixo realizaram uma visita técnica com alguns dos professores que assumiram a disciplina de educação ambiental. A proposta da visita foi de permitir aos profissionais o conhecimento da realidade do município para preparar com mais assertividade os alunos da rede municipal de ensino.
A ação é considerada um passo fundamental para o desenvolvimento do ensino e o aprendizado da Educação Ambiental, disciplina incorporada à matriz curricular do município.
Na ocasião, os educadores puderam conhecer a fábrica de sabão ecológico, o viveiro de mudas e o aterro sanitário da cidade, acompanhados pela secretária de Meio Ambiente, Eunice dos Santos, do coordenador do Aterro, Rodrigo de Souza e da coordenadora da disciplina da Secretaria de Educação, Fernanda Pessoa.
Para o professor da escola de Vargem Alegre, Fernando Soares, a visita ofereceu aos educadores a possibilidade de conhecer e poder levar para a sala de aula, uma visão mais ampla do que é educar para cuidar do ambiente, além de o que deve ser transmitido ao aluno, cidadão em formação.
“É importante saber como a cidade tem zelo com o cultivo próprio das espécies que estão nos jardins das praças, com as plantas nativas e frutíferas, para termos consciência como professor, que a continuidade desse processo depende da Educação Ambiental que ensinamos”, completou.
Vanelli Costa, professora da escola Ioleide Aparecida Pessoa Araújo, ficou envolvida com as infraestruturas, como a Fábrica de Sabão e do Aterro, que foram tema de trabalhos acadêmicos.
“O projeto da Fábrica de Sabão, evitando que o óleo usado seja jogado no ambiente e a estrutura organizada do Aterro, com a quantidade de lixo recebida, só me motiva a ensinar aos alunos sobre os impactos gerados e como podem ser amenizados”, esclareceu.
Para a implantação da disciplina na rede, as escolas municipais já receberam, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recipientes tipo “bombonas” que serão preparadas de forma multidisciplinar pelos alunos para a coleta seletiva, assunto amplamente trabalhado com as crianças.