Entre os dias 9 e 11 de fevereiro acontece a eleição que decidirá quem ocupará a cadeira destinada aos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale. Uma vitória no pleito será fundamental para os objetivos do Sindicato Metabase de Itabira, que almeja o aumento de investimentos tanto nos trabalhadores quanto nas áreas operacionais da multinacional.
Sentar na mesa do Conselho de Administração da Vale significa ter voz ativa nas decisões que orientarão o trabalho da empresa — o que inclui discutir sobre o seu plano de investimentos. “Fazer parte desse conselho nos dá mais força para lutar pelos nossos objetivos”, defende André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira.
As inscrições para as chapas interessadas em participar da disputa tiveram início nesta quarta-feira (13) e se encerram na quinta-feira (21). Até o momento, o Sindicato Metabase ainda não se registrou para o pleito. Porém, André Viana garante a participação da entidade itabirana, que vem buscando uma composição que envolva outros sindicatos mineiros, assim como representantes dos estados do norte do Brasil, como o Pará.
“Estamos buscando uma composição de norte a sul, mas que tenha uma representatividade nossa dentro do Conselho de Administração e que possa trazer investimentos para o nosso estado. Isso é primordial e o Metabase de Itabira vai disputar junto com outras importantes lideranças do Brasil”, afirma André Viana.
Apesar do interesse em ocupar a cadeira junto a administração da Vale, o presidente do Sindicato Metabase reconhece que há possibilidades de apoiar outras lideranças desde que alinhadas com os objetivos dos itabiranos.
“O Metabase de Itabira está buscando parcerias a nível nacional e pretendemos participar da disputa para o Conselho da Vale com foco em investimento nos trabalhadores, nas áreas operacionais e nas comunidades em que a empresa atua, como Itabira. Então reafirmo que vamos discutir no Conselho como participantes”, ressalta André Viana.