Site icon DeFato Online

Eleições 2022: entenda as denúncias de propaganda eleitoral e o sistema de preparação das urnas

12 dos 27 estados brasileiros definirão seus governadores neste segundo turno

Dados da pesquisa DATATEMPO mais recente foram coletados entre 7 e 11 de agosto. Foto: Júlia Souza/DeFato

As eleições de 2022 acontecem neste domingo (2 de outubro), ali a população brasileira vai escolher os novos representantes do poder executivo e legislativo e exercer seu papel no desenrolar da democracia brasileira. O Grupo Defato está realizando uma cobertura completa, com tudo o que você precisa saber para votar. Assim, entenda as denúncias em relação à propaganda eleitoral e o sistema de preparação das urnas.

Denúncias em relação à propaganda eleitoral

A Praça Acrísio de Alvarenga foi tomada por materiais de campanha | Foto: Gustavo Linhares / DeFato

A presença de recursos de propaganda eleitoral nos canteiros centrais e rotatórias do município de Itabira, gerou polêmica e desconforto na cidade, especialmente entre os transeuntes que tiveram seu acesso aos passeios e calçadas atravessado, assim como o empecilho ao trânsito, provocado por esses materiais.

A questão, porém, foi resolvida a partir determinação judicial, que proibiu a colocação de material de campanha nos canteiros centrais e rotatórias, notadamente naqueles localizados nas Avenidas João Pinheiro e Mauro Ribeiro. 

Já no que se refere às praças, foi determinado pela juíza eleitoral, Márcia Victoria, que as mesmas poderiam ser utilizadas para campanha, desde que resguardados o fluxo de pedestres e a visibilidade no trânsito. 

Agora, a Transita está autorizada a fazer a retirada de eventuais materiais de campanha que, porventura, se encontrem nos locais proibidos. 

Preparação das urnas e geração de mídias 

Seguindo determinação contida na Resolução TSE n° 23.669/202 1, foram publicados, no DJE de 12/09/2022, os editais convocando as pessoas e entidades interessadas a acompanharem a cerimônia pública de geração de mídias, bem como a cerimônia pública de preparação, teste e lacração das urnas e votação.

A geração de mídias referente às eleições 2022 ocorreu nas dependências do cartório eleitoral no dia 17/09/2022. No dia 18/09/2022, no fórum Desembargado Drummond, às 8h, iniciou-se a preparação das urnas, em uma cerimônia que se encerrou às 18h do dia 19/09/2022. 

Saiba tudo o que acontece antes, durante e depois do período de votação! O portal Defato e a rádio Caraça FM realizarão a cobertura completa com notícias o tempo todo, análises técnicas e políticas, informações sobre o processo eleitoral e candidatos que disputam as vagas.

No domingo, 2 de outubro, acompanhe também a apuração das urnas em Itabira, em Minas e no Brasil, em tempo real.

Para não perder nada, acesse: www.defatoonline.com.br ou sintonize a 90,5 FM.

Exit mobile version