Site icon DeFato Online

Eleições 2024: pesquisa aponta que Bolsonaro e Lula são os maiores puxadores de voto para PBH

Bolsonaro vai à Justiça contra acusação de Lula

Fotos: Antônio Cruz/Agência Brasil; e Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A pesquisa DATATEMPO sobre a corrida eleitoral na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte aponta que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e o atual chefe do Executivo federal, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), são os maiores influenciadores de votos do eleitorado da capital mineira para as eleições municipais.

Divulgada nesta quarta-feira (10), a pesquisa DATATEMPO aponta que os nomes de Bolsonaro e Lula podem impactar nas eleições municipais de Belo Horizonte. O primeiro turno será somente em outubro, no entanto, se fosse hoje, 26,9% da população de BH apta a votar estaria disposta a escolher o candidato a prefeito indicado por Bolsonaro, enquanto 24,8% deles seriam influenciados pela indicação de Lula.

Os dados são da segunda rodada da pesquisa DATATEMPO, com margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa fez 1.200 entrevistas domiciliares entre 26 e 30 de março.

O apoio de Lula e Bolsonaro é apontado como mais relevante do que o de figuras relevantes em Minas Gerais, como o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e o governador Zema (Novo). Segundo a pesquisa, 18,2% dos entrevistados disseram que Kalil seria o cabo eleitoral com maior capacidade de influenciar a escolha de um candidato. Enquanto Zema pode influenciar para,9% do eleitorado.

Para chegar a esse resultado, a pesquisa pediu que os entrevistados escolhessem apenas um entre os quatro apoiadores citados em uma lista predefinida. Cerca de 14% dos entrevistados disseram ainda que nenhum político influencia o voto e  1,2% não sabe ou não respondeu.

Exit mobile version