Site icon DeFato Online

Eleições em Itabira: definida ordem de propaganda política no rádio

Sorteio Propaganda Eleitoral

Foto Tatiana Linhares/DeFato Online

Aconteceu nessa sexta-feira, 2 de outubro, uma reunião com os representantes das coligações e candidatos itabiranos. Nela foi definida, por sorteio, a ordem em que a propaganda da campanha política local será veiculada no rádio, a partir do dia 9 de outubro.

Conduzida pelo juiz eleitoral de Itabira, Dalmo Luiz Silva Bueno, a reunião contou com participação da promotora eleitoral, Gislaine Reis Pereira Schumman, e do chefe do cartório, Felipe Calijorne Diniz.

Foto Tatiana Linhares/DeFato Online

Dalmo Bueno esclareceu que nessas eleições ele também atuará como Delegado Eleitoral. “A legislação confere ao juiz o poder de polícia. Obviamente, não só por dever de ofício, mas por gosto, não me furtarei a fazê-lo. Pretendo visitar, se possível, todas as seções no dia do pleito”.

De posse da legislação eleitoral, o juiz pontuou algumas regras que considerou mais passíveis de conflitos como, por exemplo, as normas criadas em função da pandemia pelo novo coronavírus. Além disso, definiu que a emissora de rádio, responsável por fazer a geração da propaganda política para as outras emissoras, será a Rádio Itabira AM.

Acordo

Durante a reunião, Gislaine Schumman fez questão de reforçar que a intenção da reunião “não é esclarecer nada a respeito de propaganda eleitoral. Inclusive, eu tenho absoluta certeza que os senhores sabem bastante a respeito da legislação e que irão cumpri-la. Nós visamos a lisura e a transparência nesse pleito que se aproxima”.

Ela citou, ainda, a necessidade fazer um acordo entre os candidatos e coligações. A ideia é organizar como a propaganda eleitoral poderá ser feita em Itabira, assim como aconteceu em 2016. Dalmo Bueno ressaltou que acredita ser “salutar um acordo como esse. Acho interessante, sobretudo, se as partes estiverem dispostas a cumpri-lo”.

Propaganda Eleitoral

Sobre a definição do tempo de cada partido e coligação nas propagandas, será usado o sistema criado pelo TSE, chamado Horário Eleitoral. Felipe Diniz explicou que os planos de mídia serão criados pelo próprio sistema.

Finalizando a reunião, Dalmo Bueno e Felipe Diniz realizaram o sorteio da ordem de veiculação da propaganda em rede. “A ordem que estabelecemos hoje é a do primeiro dia (9 de outubro). A partir daí, o último que se apresentar passa a ser o primeiro e segue a ordem do sorteio”, explicou Felipe Diniz.

Foto Tatiana Linhares/DeFato Online

O sorteio definiu que Cleverson Boim (Republicanos) será o primeiro, seguido por Ronaldo Magalhães (PTB); Marco Antônio (PSB); Jânio Nunes (PSOL); Marcinho da Loteria (Avante) e Alexandre Banana (PT).

Em relação à propaganda por inserções, no primeiro dia serão vinculadas as propagandas de vereadores e depois prefeito. Felipe Diniz informou que o Partido da Democracia Cristã (PSC) não terá direito à propaganda por inserção por não ter candidaturas a vereador.

A sobra de tempo de propagandas será distribuída de forma igualitária entre os candidatos e coligações.

 

 

Exit mobile version