Site icon DeFato Online

Em carta, neto homenageia avô e relembra origem da banda Los Hervês

los hervês

Foto: Divulgação

Se em algum momento você se perguntou a origem do nome Los Hervês. Ou notou uma certa semelhança com a denominação do grupo de rock “Los Hermanos”, é sinal de que estamos falando da mesma banda. Em carta, Victor Mousinho, um dos netos do Seu Hervê, peça chave e importante para o nascimento da banda, conta como tudo aconteceu.

A Carta

Dr. Leopoldo, um grande amigo da família, gravou um CD com as músicas preferidas de nosso patriarca musical: Seu Hervê. O disco contava com várias canções que o Seu Hervê assobiava diariamente. Composição como Amantes de José Augusto, Linda na versão do Ara Ketu, Deslizes de Michael Sullivan, Conto de Areia de Clara Nunes e outras, serviram como trilha sonora de uma das nossas pescarias no pantanal. Para não perder aquele presente especial, no meio de outros tantos discos, decidimos marcar o disco com o nome  “Los Hervês”. Uma obra com as mais tocadas no fundo do quintal do nosso homenageado.

Foto: Arquivo Pessoal

As viagens para ir pescar duravam dois dias e o ônibus sempre se transformava em uma caixa acústica. Quando não era o CD que conduzia nossa turma de amigos até a beira do rio São Lourenço (MS). Não havia quem não entoasse o canto de Rumo a Goiânia, de Leandro e Leonardo, ao cruzar o interior do Brasil.

Como tudo o que é bom e inteligente pega,  principalmente, quando bem contextualizado,  o nome pegou! Estava batizado ali um conjunto musical formado por amigos talentosos, que sempre animavam as festas. Além, de encontros em um na rua Padre José Martins, em Santa Maria de Itabira.

Quantas músicas foram tocadas à beira da praia em Mucuri (BA)? E quantas vezes vimos o pôr do Sol em Riviera de São Lourenço (SP)?  Não podemos esquecer que banda fez a gente cair no samba, pois Demônios da Garoa também sempre foi do gosto de Sr Hervê!

De lá pra cá, muitas participações especiais, desde Wilian Barbosa, o Lé, também filho de Sr Hervê e que sempre dava uma canja em nossos show. Além de amigos da velha guarda, como o saudoso Hormíno (Tio Sil) e várias outras presenças marcantes como Robésio e Paulo Bretas, o Pê.

São tantos e vários amigos e convidados, que poderíamos ficar relembrando aqui por muito tempo. Lembro que quando o Seu Hervê, já nos seus 87 anos, não tocava mais, passou a ser aquela figura icônica da banda. Acompanhado todos os shows de cima do palco. Nos cativando com a sua presença e companheirismo.

Haja saudade!

 

Exit mobile version