O Partido Social Democrático (PSD) realizou neste domingo (28) a sua convenção partidária, confirmando a lista dos 18 postulantes à Câmara de Vereadores e oficializando a vereadora Rosilene Félix como candidata à vice-prefeita de Itabira. A solenidade aconteceu na sede do partido, no bairro Vila Santa Izabel.
Rosilene Félix foi eleita vereadora pela primeira vez em 2020 e se destacou como uma das principais lideranças de oposição ao governo Marco Antônio Lage (PSB). Em maio deste ano, ela havia aberto mão de disputar o pleito como prefeita para ser vice na chapa encabeçada por Neidson Freitas (MDB) – que esteve presente na convenção partidária deste domingo. Os dois políticos eram colegas de partido até pouco tempo, quando em fevereiro deste ano, Rose acabou anunciando a sua saída do MDB para se filiar ao PSD.
Em sua fala na convenção, Rose afirmou que o time formado pelo partido representa “esperança” e “equilíbrio” para a política itabirana nas eleições de 2024. “Esse é o grupo da esperança. E não só o grupo da esperança, mas é o grupo a condição de trabalho, de devolver a Itabira para os itabiranos, de colocar a nossa casa em ordem, de trazer qualidade de vida para o nosso povo, de garantir a moradia, renda e saúde melhor para o itabirano, de garantir que nós tenhamos paz e harmonia aqui dentro da nossa cidade”, disse.
De acordo com o presidente do PSD, Gustavo Henrique de Oliveira Freitas, o planejamento inicial é de que o partido consiga eleger pelo menos dois vereadores, com pretensão de chegar a uma terceira cadeira na Câmara Municipal de Itabira. Em entrevista à DeFato, o representante da legenda demonstrou confiança na escolha dos candidatos: “É um momento muito importante para nós do PSD, um trabalho muito sério voltado para a mudança da política itabirana, haja vista que a nossa chapa aprovada em convenção não tem nenhum vereador que participa da Câmara neste atual mandato. A proposta do PSD é a renovação da política itabirana”.
Calendário eleitoral
O período das convenções partidárias teve início no dia 20 de julho e prossegue até 5 de agosto. Nesse intervalo, partidos e federações poderão realizar eventos para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.