Site icon DeFato Online

Em duas semanas, Minas Gerais registra mais de 7 mil casos de dengue

dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou o último boletim epidemiológico do mês de julho, publicado no dia 31/7, mostrando que o estado registrou aumento de 7.784 nos casos confirmados de dengue em duas semanas. A Dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Aedes e estima-se que 500 milhões de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença nas Américas. Minas Gerais viveu quatro grandes epidemias em 2010, 2013, 2016 e 2019, sendo as epidemias de 2016 e 2019 responsáveis por 49% dos óbitos confirmados desde 2010.

A principal forma de transmissão do vírus dengue é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas no ciclo humano – vetor – humano. Na natureza, esses vírus são mantidos entre mosquitos, principalmente por intermédio da transmissão transovariana.

O número de mortes por dengue também aumentou entre o boletim epidemiológico do dia 17 e o último publicado no dia 31/07, com sete mortes registradas nesse intervalo.

Sintomas

As manifestações clínicas podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais. Os principais sintomas são:

Pessoas de todas as idades são igualmente suscetíveis, no entanto, os idosos apresentam o maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar a óbito.

Chikungunya

Os casos de Chikungunya também registraram aumento considerável nesse mesmo período. Foram registrados mais 3.799 casos em Minas Gerais, totalizando 62.147 no estado, além de mais um óbito confirmado.

Zika

Quanto ao balanço dos casos de Zika, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde revela que não teve nos registros nesse intervalo de duas semanas. Em 2023, Minas Gerais registrou 28 casos de Zika e nenhuma morte confirmada pela doença.

Exit mobile version