Construtoras de shopping centers de Belo Horizonte e São Paulo manifestaram interesse em conhecer o mercado de Itabira e discutir investimentos. O contato aconteceu durante o 15º Congresso Internacional de Shoppings Centers, realizado em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de agosto. O município participou do evento como convidado da associação que o promoveu.
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) forneceu estande e infraestrutura sem custos à Prefeitura de Itabira. A entidade chegou ao município após pesquisa nacional de mercado que revelou oito territórios com potencial econômico para se investir no ramo. O levantamento sinalizou duas cidades mineiras com essa aptidão; a segunda foi Conselheiro Lafaiete.
O Congresso, concomitante à Exposhopping, ocorreu no pavilhão São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes. Mais de 80 expositores estiveram por lá – em sua maioria do setor privado – com estimativa de 15 mil visitantes.
Potencialidades
O convite foi vitrine para o município, que busca vias à diversificação econômica, entende José Don Carlos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).
No estande, a comitiva itabirana apresentou cenários além da mineração e potenciais à atração de investimentos: comércio, distritos industriais com produção a todo vapor, agronegócio em crescimento, estímulo às startups, polo acadêmico com diversas faculdades, incluindo uma das principais do país, a Unifei; entre outros.
“Vendemos além do potencial econômico de Itabira, o potencial turístico da cidade. Foi plantada uma semente. O que fizemos foi abrir portas a investimentos e estabelecer uma interlocução com empreendedores”, cita José Don Carlos.
Conexões
Após a exposição, executivos de duas construtoras de shopping centers mantêm diálogo com a SMDECTIT e planejam visita à cidade, informou o secretário. De acordo com a Abrasce, o mercado de shopping centers no país reúne 571 shoppings em operação e faturou R$ 167,7 bilhões em 2017.
Também foi feito um início de relacionamento com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Segundo a Prefeitura, a entidade quer incluir o município em programa de matriz tecnológica com foco no comércio. A costura da iniciativa deve ocorrer mais à frente.
As conexões também foram favoráveis entre representantes de cidades brasileiras que expuseram na Exposhopping, abrindo portas a parcerias, importação e exportação de iniciativas públicas. “Ocorreu um intercâmbio de ideias e projetos. Montamos inclusive um grupo de diálogo com representantes das cidades convidadas à exposição”, destacou o titular da SMDECTIT.