Nesta terça-feira (20), o presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel André Stieler, concedeu uma entrevista exclusiva à DeFato. Na oportunidade, o executivo avaliou as expectativas sobre a exaustão das minas de Itabira, projetou estratégias para a diversificação econômica do município e destacou a importância do encontro com entidades representativas da sociedade e entidades sindicais. Stelier demonstrou confiança no poder de competitividade do itabirano, um fator fundamental para os desafios do futuro.
“Em Itabira, há uma referência, que é a busca pelo diferencial. Existe essa vontade competitiva, que é uma característica do mineiro. Então, podemos construir uma discussão responsável sobre as melhores alternativas para o desenvolvimento da cidade”, destacou o presidente. Ele ainda deixou claro a importância do engajamento da população: “Espero um protagonismo de todas as entidades representativas da sociedade itabirana”, ressaltou.
Confira a entrevista completa.
DeFato: Itabira vive intensa expectativa com a iminência do fim da exploração do minério pela Vale. Essa realidade parece muito próxima. O prazo para a exaustão das minas, porém, não tem uma data muito precisa. Esse limite é impreciso. Há instantes em que esse fim tem um prazo prolongado, mas, em algumas ocasiões, esse momento parece muito próximo. O senhor tem uma informação mais real quanto a isso?
Daniel Daniel Stieler: Olha só, a gente aproveitou a pausa de uma agenda, em Belo Horizonte e, o nosso colega André (Viana Presidente do Sindicato Metabase) nos convidou para conhecer Itabira. Eu ainda não conhecia a cidade. Nesse momento, podemos dizer que iniciamos um diálogo com representantes da sociedade. Ouvimos representantes da Prefeitura, da Associação Comercial e também representantes de funcionários da Vale. Nós estamos entrando numa condição de estratégia do Conselho (de Administração) da Vale, nesse momento. Mas nós entraremos, sim, no protagonismo para a construção de uma história diferente, com preocupação com essa questão da exaustão mineral. Vamos buscar, junto à sociedade, boas proposições e bons projetos, porque Itabira é o berço da Vale. Então, evidentemente, essa responsabilidade é muito importante em nossa jornada. Assim, dialogar e construir alternativas, junto com a sociedade, faz todo o sentido para a gente. Vamos necessitar do engajamento da sociedade como um todo. O nosso compromisso é ouvir e dialogar. Ver as percepções e os níveis de responsabilidades de todos os entes, que representam o município. Vamos em busca das melhores alternativas. Estamos iniciando uma nova jornada da Vale e Itabira.
DeFato: O que se percebe é que o principal ator de tudo isso é a diversificação econômica do município. Inclusive, nesse contexto, o senhor acabou de se reunir com representantes dos mais diversos segmentos socioeconômicos do município. Essa diversificação econômica é a grande preocupação mesmo porque, durante todo esse tempo, a cidade viveu sob uma dependência quase exclusiva da mineração. Que análise o senhor faz desse quadro?
Daniel Stieler: Os representantes das entidades, através da Associação Comercia de Itabira (Acita), mostraram bons projetos nas áreas da educação e saúde. A questão da inovação é uma preocupação constante, não só de Itabira, mas de todos os municípios de Minas Gerais e do Brasil inteiro. Então, o objetivo é buscar alternativas para essa juventude que está chegando. E, em Itabira, há uma referência que é a busca por esse diferencial. Existe essa vontade competitiva, que é uma característica do mineiro. Então, podemos construir uma discussão responsável sobre as melhores alternativas. Mas já existe um planejamento, um bom espaço para se construir boas alternativas, em Itabira.
DeFato: Pelo que deduzo, a Vale participará intensamente desse momento de transição para o fim da atividade minerária, das incertezas do amanhã…
Daniel Stieler: O prefeito nos declarou que a Vale está engajada em projetos que a empresa possa participar, como forma de devolver para Itabira tudo o que foi feito aqui há 80 anos. Pelas informações que a gente recebeu do prefeito, os temas estão encaminhados junto à Vale. Então, eu tenho a certeza de que a nossa diretoria executiva colocou bons representes, porque a gente cuida de Itabira com o maior carinho. Eu acredito que, nos próximos passos, a Vale estará muito engajada. Eu acredito que esses projetos serão encaminhados e executados, na medida em que a empresa perceber que há um bom encaminhamento dos entes locais e da Prefeitura. Espero um protagonismo de todas as entidades da sociedade de Itabira.
DeFato: Depois dessa Reunião de hoje, já se definiu uma data para outro encontro?
Daniel Stieler Não. Essa reunião de hoje fez parte do convite do conselheiro André (Viana) para iniciarmos um diálogo e para conhecermos a cidade e tomarmos conhecimento dos objetivos das entidades representativas.