Site icon DeFato Online

Em Itabira, Grito dos Excluídos promove ato em favor da democracia

Em Itabira, Grito dos Excluídos promove ato em favor da democracia

Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (7), quando se celebra a Independência do Brasil, acontece a 27ª edição do Grito dos Excluídos. Em 2021, a ação tem como lema “O povo quer comida no prato e vacina no braço: na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já”. Em Itabira, o movimento protestará a favor da democracia e contra a remoção de moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista para as obras de descaracterização de diques do Sistema Pontal, da mineradora Vale.

Com concentração programada a partir das 9h30, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Campestre, o Grito dos Excluídos será realizado pela Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano e conta com apoio de movimentos sociais itabiranos — como o Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração e Brigadas Populares. Há expectativas de que moradores das cidades abrangidas pela Diocese participem da manifestação.

Nas redes sociais, o bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti divulgou um vídeo convidando itabiranos e moradores da região a participarem do ato.

“Nós vamos fazer esse movimento, pacifico e ordeiro, para defesa da vida. A pandemia [de Covid-19] trouxe muitas dificuldades para todos nós. Pessoas perderam a vida, pessoas perderam o emprego, pessoas não estão bem de saúde em razão de todo o sofrimento criado pela pandemia. Tem muita gente passando necessidade e fome. Queremos manifestar, dar o nosso grito em defesa da vida, da democracia, dos nosso irmãos povos indígenas para que tenham direito à terra e à vida também. Venha participar conosco desse Grito dos Excluídos”, afirmou Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Em um release encaminhado para a imprensa, os movimentos populares destacaram que, neste ano, “o Grito dos Excluídos ainda terá um caráter mais importante, pois estará unido com a organização dos atos Fora Bolsonaro, que realizaram manifestações que levaram dezenas de pessoas a ocupar a avenida João Pinheiro, em Itabira. Também estará junto com os atingidos e atingidas pela mineração, especialmente moradores dos bairros que estão sendo ameaçados de expulsão pela empresa Vale”.

Em tempo

Realizado no Brasil desde 1995, o Grito dos Excluídos acontece durante a Semana da Pátria e se encerrando em uma passeata no dia 7 de setembro — quando se comemora a independência do país. A ação tem como objetivo denunciar as desigualdades sociais existentes e a necessidade de lutar pela sua superação.

Exit mobile version