Site icon DeFato Online

Em mais um capítulo, Prefeitura de BH aciona Justiça para interromper mineração na Serra do Curral

Justiça derruba liminar que permitia retorno de mineração na Serra do Curral

Vista de Belo Horizonte com a Serra do Curral - Foto: Arquivo/Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

A Prefeitura de Belo Horizonte recorre à Justiça Federal para anular a concessão de lavra na Serra do Curral, dada pela Agência Nacional de Mineração, à empresa Gute Sicht. A Procuradoria-Geral do Município alega que grande parte da cava está na capital mineira, em região tombada, e que a União foi “induzida a erro” pela mineradora em relação à localização do empreendimento.

Em nota técnica, a União teria dito, conforme a PBH, que tal fato não constou nos autos ao analisar o processo. A concessão de lavra de minério de ferro em uma área de 34,44 hectares, que abrange Belo Horizonte e Sabrá, foi formalizada no dia 4 de novembro de 2021, após publicação de portaria do Ministério de Minas e Energia. De acordo com a própria Agência Nacional de Mineração (ANM), essa autorização só pode ser dada após licenciamento ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Embate na Justiça

Em 15 de março deste ano, a Justiça Federal havia autorizado o retorno das atividades da mineradora Gute Sicht na Serra do Curral. A empresa estava impedida de operar desde janeiro, por denúncias de irregularidades ambientais.

Na liminar concedida na ocasião, o desembargador Klaus Kuschel, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), considerou que não há fundamentos relevantes o bastante para manter as atividades suspensas e que o caso se trata de uma “medida extrema que inviabiliza a própria atividade empresarial”.

Exit mobile version