Site icon DeFato Online

Em meio a imbróglio, Prefeitura de Ouro Preto é otimista quanto ao carnaval na Praça Tiradentes

Praça Tiradentes

Carnaval na Praça Tiradentes é bastante popular no município. Foto: Flickr

O carnaval de Ouro Preto, considerado um dos principais de Minas Gerais, ainda tem questões a resolver em 2024. Isso porque, em meados do ano passado, uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF) atendida pela Justiça proibiu que fossem realizados eventos de médio e grande porte na Praça Tiradentes, conhecido ponto turístico da cidade. No espaço, estão previstos os tradicionais desfiles das escolas de samba ouropretanas.

Relembre

A proibição aconteceu em setembro de 2023 e resultou no cancelamento de um show do cantor Dilsinho, que pretendia, inclusive, gravar um DVD da apresentação. À época, a Justiça suspendeu o evento devido a um suposto incêndio, no mesmo local, dois meses antes. Foi imposta uma multa de R$ 1 milhão em caso de descumprimento da ordem.

No entanto, Prefeitura e Cemig alegam que a praça possui totais condições de receber atividades, inclusive o carnaval. A companhia, aliás, garante não haver registro de incêndios ou curto-circuitos no local nos últimos cinco anos, como detalhado na nota abaixo.

Foto: Reprodução

A mesma posição é adotada pelo município, que se pronunciou sobre o caso após contato feito pela reportagem da DeFato.

“Se houve algum curto circuito, ele aconteceu nas dependências do museu, o que não tem nada a ver com a Prefeitura. Mas ele (curto-circuito) não ocorreu, isso é fato”, afirmou a administração municipal, por meio de sua assessoria.

Otimismo

Além de garantir que não há nenhuma irregularidade, o governo demonstra confiança na autorização do Ministério Público Federal. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (5), o órgão pediu 48 horas para anunciar sua decisão.

“A Prefeitura está muito confiante, certa e segura de que eles terão a sensibilidade de deixar com que as coisas da cidade fluam com naturalidade. O carnaval é uma delas. Temos uma semana santa tradicional, um carnaval tradicional, um festival de inverno tradicional… esses eventos são tradicionais na cidade e a gente espera que eles tenham a sensibilidade de deixar que as coisas aconteçam com naturalidade”, diz o município.

Entenda

O carnaval de Ouro Preto é dividido setores. Enquanto os carnavais de rua e bloquinhos são mais protagonizados por repúblicas e turistas, os desfiles das escolas de samba na Praça Tiradentes envolvem parcela significativa da população carente do município.

Somente neste espaço, a expectativa seria de receber, em 2024, entre 25 e 30 mil pessoas. Levando em conta todas as atrações, são esperados cerca de 80 mil foliões.

Exit mobile version