A noite deste domingo (14) foi de reconciliações no Independência, palco do primeiro clássico mineiro deste Brasileirão. O Cruzeiro goleou o América por 4 a 0, voltou a vencer pela Série A, viu Gilberto se reconciliar com as redes e Bruno Rodrigues e Henrique Dourado se abraçarem após abrirem o placar para a Raposa. Na quarta-feira (10), a dupla protagonizou uma forte discussão para saber quem bateria um pênalti, no segundo tempo, contra o Fluminense.
Do outro lado, o lanterna América segue seu filme de terror no Brasileirão. O Coelho chegou à quinta derrota em seis jogos, somando, até aqui, apenas um ponto, conquistado na semana passada contra o RB Bragantino. A equipe de Vagner Mancini não é, nem de longe, a mesma que fez boa campanha no Campeonato Mineiro deste ano.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos foram movimentadíssimos. O Cruzeiro começou melhor e criou chances claras com Ramiro e Wesley. O América não deixou por menos e também foi perigoso, tendo em Aloísio Boi Bandido seu grande nome. Foi dele, por exemplo, o chute no travessão de Rafael Cabral.
Porém, quem de fato foi às redes foi a Raposa. Aos 33 minutos, Bruno Rodrigues ajeitou, conscientemente, a bola de cabeça para a área e Henrique Dourado, novidade na escalação, apenas completou para o gol vazio. 1 a 0.
Segunda etapa
No segundo tempo, os times voltaram do intervalo sem mexidas, mas o América cresceu. A fim de evitar mais uma derrota no Brasileirão, o Coelho iniciou a etapa final pressionando, mas levou uma ducha de água fria aos 24 minutos. William recebeu pela direita e cruzou na medida para o outro lateral do time, Marlon, cabecear bonito e ampliar o marcador.
A partir daí, Vagner Mancini fez diversas substituições para tentar melhorar sua equipe, mas acabou piorando. E o Cruzeiro se aproveitou. Com a defesa adversária escancarada, Gilberto saiu do banco e marcou duas vezes, após assistências de Igor Formiga e Filipe Machado. Estava decretada a goleada cruzeirense, que voltou a vencer seu rival após três anos e subiu ao quarto lugar, e mais um capítulo triste de um início desastroso de Série A do América.
Os dois times agora se preparam para a Copa do Brasil. Enquanto o Cruzeiro visita o Grêmio às 19h30 da quarta-feira (17), o Coelho, no mesmo dia, às 21h30, recebe o Internacional.