No final da manhã desta segunda-feira (28), Marco Antônio Lage (PSB) divulgou uma nota parabenizando o vereador Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) pela eleição como presidente do Legislativo Municipal. O prefeito de Itabira desejou “um mandato próspero e bem sucedido, na certeza de que Câmara e Prefeitura continuarão trabalhando com um objetivo único, que é o desenvolvimento” da cidade.
Heraldo Noronha venceu a eleição com nove votos contra oito do seu adversário, Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB) — que era apoiado por Marco Antônio Lage e por Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), atual presidente da Casa. A mesa administrativa da Câmara de Itabira também terá Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB), como vice-presidente; Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), como 1º secretário; e Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota), como 2º secretário.
“O prefeito Marco Antônio Lage parabeniza o vereador Heraldo Noronha Rodrigues, eleito presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2023-2024, bem como os vereadores Luciano Sobrinho, Sebastião Ferreira Leite e Júlio César de Araújo, que completam a Mesa Diretora”, diz trecho da nota.
“O prefeito destaca o processo democrático da escolha do novo presidente e faz votos de que seja um mandato próspero e bem sucedido, na certeza de que Câmara e Prefeitura continuarão trabalhando com um objetivo único, que é o desenvolvimento de Itabira”, finaliza.
Parabenizo o vereador Heraldo Noronha Rodrigues, eleito presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2023-2024, bem como os vereadores Luciano Sobrinho, Sebastião Ferreira Leite e Júlio César de Araújo, que completam a Mesa Diretora.
— Marco Antônio Lage (@marcoalagee) November 28, 2022
Em tempo
As discussões para as eleições da Câmara de Itabira se intensificaram na última semana. Na terça-feira (22), na reunião ordinária, havia um requerimento pedindo que o pleito fosse realizado na quarta-feira (23). Porém, Weverton Vetão não deixou o documento ser votado em plenário e tentou agendar, arbitrariamente, a data para sexta-feira (25). A manobra gerou muita discussão entre os vereadores e fez com que o presidente da Casa suspendesse a sessão plenária.
Com isso, o requerimento não pode ser votado e a eleição havia ficado para sexta-feira. Mas, na quinta-feira (24) a noite, Weverton Vetão divulgou uma portaria tentando adiar o pleito para terça-feira (29) — em uma nova manobra vista pelos parlamentares como tentativa do prefeito Marco Antônio Lage para interferir no processo eleitoral. O que tumultuou ainda mais o cenário.
Na sexta-feira, um grupo de nove vereadores — os mesmo que viriam a apoiar a eleição de Heraldo Noronha — não reconheceram a portaria divulgada por Vetão e compareceram ao plenário da Câmara para exigir a realização do pleito. O impasse grou sucessivas reuniões que só terminaram com a garantia de que o novo presidente seria escolhido nesta segunda-feira.