A última vez que o Cruzeiro entrou em campo foi no dia 1º de outubro, no empate por 1 a 1 no clássico com o América. De lá pra cá foram duas semanas de preparação em que o treinador Zé Ricardo pode afinar a equipe para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Com apenas três pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, a equipe celeste precisa — e muito — da vitória contra o Cuiabá, neste sábado (14), às 21h na Arena Pantanal. O jogo é o único restante da 26ª rodada da Série, já que sofreu atraso por causa do compromisso da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no empate em a 1 a 1 com a Venezuela.
Com 30 pontos na tabela — e próximo da zona de rebaixamento —, o Cruzeiro tenta dar a resposta em campo em um confronto direto contra o Z-4. Porém, a Raposa ainda precisa superar a deficiência do seu setor ofensivo, o segundo pior deste Brasileirão com apenas 24 gols. Por outro lado, a defesa tem se mostrado mais segura e o time é o sétimo melhor visitante do campeonato.
O adversário da noite, porém, vem animado pela boa vitória sobre o Fluminense por 3 a 0, também na Arena Pantanal. Com 31 pontos, o Dourado também busca se distanciar da zona do descenso.
Cruzeiro
Em baixa na temporada, o atacante Gilberto não foi relacionado para a partida por opção técnica. O seu substituto deverá ser Nikão, que voltará a formar a trinca de ataque com Arthur Gomes e Wesley. A equipe também terá três desfalques no meio de campo: Matheus Jussa, Bruno Rodrigues e Fernando Henrique. Dessa forma, Mateus Vital, Lucas Silva e Machado devem compor o setor.
Provável escalação: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castan e Marlon; Filipe Machado (Lucas Oliveira), Lucas Silva e Mateus Vital (Ian Luccas); Wesley, Arthur Gomes e Nikão. Treinador: Zé Ricardo.
Quem está fora: Bruno Rodrigues, Fernando Henrique e Matheus Jussa (suspensos); Rafael Elias, Ramiro e Rafael Bilu (todos no departamento médico).
Pendurados: Filipe Machado, Lucas Oliveira, Marlon, Palacios e Wesley.
Cuiabá
Depois de cumprir suspensão, Denilson retorna ao meio campo e briga por vaga com Fernando Sobral. Derik Lacerda e Jonathan Cafú disputam posição no ataque; e Allyson deve ser titular na defesa. Os principais desfalque são o atacante Wrllington Silva, que sente dores no púbis; e o volante Lucas Mineiro e Alan Empereur, que estão suspensos.
Provável escalação: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson e Rikelme (Uendel); Raniele, Denilson (Fernando Sobral) e Ronald; Derik Lacerda (Jonathan Cafú), Clayson e Deyverson. Treinador: António Oliveira.
Quem está fora: Wellington Silva (DM), Alan Empereur e Lucas Mineiro (suspensos).
Pendurados: Walter e Deyverson.
Arbitragem
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistente 1: Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA)
- Assistente 2: Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
- VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
- Quarto árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT)
Transmissão: Rádio Caraça 90,5 FM e Premiere