Site icon DeFato Online

Em um ano, posto avançado do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo realizou mais de 2.400 atendimentos

Em um ano, posto avançado do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo realizou mais de 2.400 atendimentos

Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Rio Abaixo - Foto: Arquivo/Acom/PSGRA

O posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CMMG), em São Gonçalo do Rio Abaixo, realizou 2.471 atendimentos em seu primeiro ano de funcionamento. A unidade começou a operar em 28 de junho e conta com 18 profissionais, tendo como comandante o subtenente Anderson Santos — e para celebrar um ano realizaram diversas ações no município.

As ocorrências atendidas pelos bombeiros estão relacionadas a ações de Defesa Civil, palestras de prevenção a incêndios e primeiros socorros em empresas e escolas, busca e salvamento de pessoas e animais perdidos ou em local de risco, desencarceramento de vítimas presas às ferragens em acidentes automobilístico ou com membros presos em maquinários, atendimento pré-hospitalar de resgate, empenho do helicóptero Arcanjo para transporte de feridos até Belo Horizonte e combate a incêndios em residências, veículos e incêndios florestais.

Foto: Arquivo/Acom/PSGRA

Nesse primeiro ano de operação também foram treinados 527 servidores da rede municipal de Educação como brigadistas. Eles receberam treinamento teórico e prático em noções de primeiros socorros e combate a princípio de incêndio. Os servidores, em sua maioria professores de crianças e adolescentes, aprenderam a técnica para desengasgar adultos, crianças e bebês, aprenderam a identificar uma parada cardíaca e executar as manobras de reanimação. Utilizaram extintores de incêndio e hidrantes para aprenderem a dar a primeira resposta em uma eventual situação de emergência.

Funcionários de empresas públicas e privadas da região também foram treinados como brigadistas e aprenderam a dar a melhor resposta até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Capacitação de motoristas

Motoristas do transporte escolar do município foram capacitados no curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros pelos bombeiros militares. Enquanto as turmas do 7º e 9º anos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) passaram por treinamento e conversa com um militar do Corpo de Bombeiros sobre segurança, além de aprender dicas de primeiros socorros e uso correto do extintor de incêndio.

* Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Exit mobile version