Site icon DeFato Online

Emoção e revolta marcam manifestações em Barão por um ano do risco de rompimento de barragem

manifestações

Foto: Nicólson Pedro de Rezende

Muita emoção e revolta marcaram as manifestações em Barão de Cocais neste sábado (8).  Para lembrar os 365 dias desde que a barragem Sul Superior está em risco de rompimento no município, os atingidos pela iminência da tragédia saíram às ruas para reivindicar direitos e aclamar por justiça.

Desde às 8h, os cocaienses das Zonas de Autossalvamento (Zas) e Zona de Segurança Secundária (ZSS) estão reunidos munidos de cartazes e faixas com palavras de ordem contra a mineradora Vale. De acordo com o responsável pelas manifestações e representante das comunidades atingidas, Maxwell Andrade, durante a missa presidida no local próximo a entrada das comunidades, que atualmente têm acesso restrito, muitas pessoas choraram.

“A emoção tomou conta principalmente dos moradores da comunidade de Socorro porque é difícil você estar ao lado de casa e não poder entrar. É um misto de sentimento e revolta, primeiro por não usufruir da sua casa que lutou para ter e segundo pela impunidade da Vale”, afirma o representante.

Foto encaminhada por internauta

Segundo, Maxwell Andrade cerca de 80 pessoas estiveram presentes nas manifestações. Além da missa, os moradores de Barão de Cocais fizeram um buzinaço em direção ao centro da cidade.

As manifestações terminam após uma caminhada pacífica até a praça central do município, com microfone aberto à comunidade. Ainda está previsto algumas manifestações artísticas às 12h. O risco eminente de rompimento de barragem obrigou cerca de 500 pessoas das comunidades de Piteira, Gongo Soco, Socorro e Tabuleiro a abandonarem suas casas. Confira às fotos:

 

Exit mobile version