Empreendedorismo é uma das palavras que está em alta. Ela é derivada de um termo francês que significa “identificar uma oportunidade e assumir os riscos de implantá-la”. A evolução das relações de trabalho abriu novas possibilidades para as pessoas abrirem seu próprio negócio e empreenderem de forma independente.
Há até pouco tempo, a imagem do empreendedor de sucesso coincidia com a de grandes empresários, como Silvio Santos, Luiza Trajano entre outros. Hoje, e cada dia mais, donos de empresas estão por todos os lados e começam cedo. É a economia gig, ou economia compartilhada, que tem ganhado força e revolucionado o mercado.
Os profissionais do futuro já têm evitado os vínculos e amarras do trabalho tradicional. Procuram oportunidades que tragam liberdade, autonomia e a possibilidade de, com um pouco mais de esforço, poderem aumentar os ganhos. São pessoas de diferentes lugares , culturas, classes sociais, gêneros e etnias, que têm a oportunidade de transformar suas vidas, das pessoas à sua volta e de suas comunidades.
Nesse grupo entram milhões de trabalhadores, como aquela moça que faz bombons para vender no ônibus ou na faculdade e que, hoje, tem a possibilidade de comercializar em aplicativos de entrega, como a Uber Eats. Artesãos que fazem bijuterias para feiras também podem melhorar seus ganhos com o uso da tecnologia. São inúmeros os exemplos de indivíduos que suam a camisa diariamente como empreendedores autônomos.
Na prática, o que é empreender?
Empreender é ter coragem para pensar e para fazer o diferente. Ter criatividade para apresentar soluções que atendem às necessidades do mercado. Como dizia Peter Drucker, conhecido como o “pai da administração moderna”: “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.” Então, nesse sentido, ao pensarmos sobre o assunto, é importante termos duas palavras em mente: inovação e diferencial.
Inovação é aquela nova ideia que vai solucionar um problema ou trazer mais conforto e praticidade a quem consumi-la. Quando o empreendedor consegue oferecer soluções inovadoras, sua chance de sucesso no negócio cresce bastante.
Já o diferencial, como o nome já diz, é o que torna o seu negócio diferente, especial. Cada empresa deve ter um destaque para prosperar. Por isso, “o que fazer para que a sua empresa se destaque da concorrência” é uma reflexão que deve ser feita diariamente.
Um exemplo de ideia inovadora, derivada de uma necessidade da sociedade, surgiu de um grupo carioca. O alto número de acidentes de trânsito causados pela alta velocidade dos veículos motivou a criação de um produto, que consiste em um aplicativo que, diferentemente dos limitadores de velocidades já existentes, impõe, de forma automática, um limite de velocidade de acordo com o máximo permitido em cada trecho da via.
A ferramenta leva em conta um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3.6) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é o de se reduzir, pela metade, até o fim de 2030, o número global de mortes e lesões de trânsito. No Brasil, os números são alarmantes: anualmente, mais de 400 mil pessoas ficam com alguma sequela grave. Onde há problemas, os empreendedores veem oportunidades para mudar e melhorar o mundo e, consequentemente, prosperarem.