Ser um empreendedor digital já era uma tendência crescente muito antes da pandemia. As atividades rotineiras que antes eram realizadas de maneira presencial, fazendo que gastássemos tempo com transporte, hoje podem ser executadas virtualmente, sendo um modelo de trabalho que cresce a cada dia e que atende os protocolos de segurança que ainda seguimos em determinados estabelecimentos.
Se tornar um empreendedor digital é o ponta pé inicial para as pessoas que desejam ter seu negócio próprio de uma forma mais facilitada e menos burocracia e com um investimento financeiro pequeno, mas como todo negócio é preciso planejar e traçar estratégias e objetivos da atividade que escolher exercer de forma digital, analisar os prós e contras, antes de começar a trabalhar e até mesmo criar um site gratuito para que as frustrações e prejuízos não sejam maiores que os lucros.
O que é empreendedorismo digital
Ser um empreendedor digital é criar seu modelo de negócio online e comercializar seus produtos e serviços, sem precisar ter um espaço físico. Esse modelo de empreendedorismo é ideal para as pessoas que possuem pouco capital para investir em seu negócio, pois não é necessário investir uma grande quantidade de dinheiro para iniciar, quando comparado com o modelo de comércio presencial e estabelecimentos físicos.
Características e dicas para ser um empreendedor de sucesso
Se tornar um empreendedor é desafiador, e existem algumas características e dicas que podem auxiliar a conquistar sucesso nessa trajetória.
Gostar de trabalhar é uma das características essenciais para alcançar o êxito. Ainda que exista a flexibilidade de horário e local para trabalhar, em determinados momentos como no início, ou aumento da demanda de serviço por fazer com que necessite trabalhar com mais afinco e por tempo que gostaria.
Algumas crises ou empecilhos podem aparecer durante o caminho, fazendo com que seu negócio leve um pouco mais de tempo para engrenar, dessa forma é preciso saber como lidar com os altos e baixos.
Manter as finanças organizadas é essencial para manter o controle dos gastos e saúde financeira do seu negócio, é preciso manter em mente que em um momento de crise ou queda de faturamento, sua rentabilidade ficará comprometida.
Se manter criativo, traçar e seguir estratégias e ter uma visão a médio e longo prazo, se adaptar às mudanças com facilidade, ser ousado, são algumas dicas a se seguir que diferenciam dos concorrentes, assim como investir em marketing digital para alcançar o maior número de pessoas e conhecer as ferramentas digitais para facilitar seu trabalho. Nunca deixe de estudar, busque sempre por novos conhecimentos, se mantenha atualizado.
Vantagens ao se tornar um empreendedor digital
1 – O mercado digital segue em alta: de acordo com um levantamento do Tiinside, indicam que 52% da população brasileira faz uso de smartphones para realizarem suas compras.
2 – O mercado oferece flexibilidade: indo na contramão do trabalho convencional, o mercado digital proporciona horários e locais mais flexíveis, onde é possível conciliar com outras tarefas, trabalhar desde casa até um café ou livraria.
3 – Investimento menor que empreendimentos convencionais: ao pensar em se tornar um empreendedor de um negócio físico, temos diversos tipos de gastos como contas de serviços de água, energia, aluguel, entre outros, além da burocracia.
Porém, quando se trata de um negócio totalmente online, os gastos e investimentos são bem menores, por não necessitar de um local físico grande e equipe de funcionários.
4 – Com o mercado virtual se torna mais fácil alcançar mais pessoas: ao empreender de forma digital, as barreiras geográficas são quebradas e o alcance de pessoas não se limita somente na cidade onde está instalado. A internet ajuda seu serviço ou produto chegar em outras cidades e países.
Escolha o melhor nicho para empreender
Para escolher segmento, ou nicho de mercado em que irá atuar, podemos fazer uma lista dividida em três colunas: com o que você mais gosta, os setores que deseja atuar e as áreas com maior aptidão. Depois cruze essas informações e veja qual é a opção de nicho que se enquadra na maior parte das colunas.
Após definir seu nicho, investigue o mercado em que atuará, seus concorrentes e produtos ou serviços prestados e avalie qual é a lucratividade do nicho escolhido.
Para auxiliar na identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas em relação a um empreendedorismo é possível aplicar a matriz swot.
No empreendedorismo digital é importante se atentar às tendências do nicho escolhido, saber identificar temas sazonais e aqueles não sazonais, para garantir aos seus clientes a disponibilidade do serviço ou produto durante todo o ano.
Indiferente do nicho escolhido ou ferramentas digitais utilizadas, lembre-se de desenvolver sua marca de forma transparente, estreite a sua comunicação com seus clientes. Um dos fatores que se torna um diferencial e fidelização do cliente é priorizar serviços ou produtos, mostrar a importância do seu produto e de uma forma clara demonstrar como solucionará a necessidade do seu cliente.