Emprego deve se recuperar só após retorno da atividade econômica

Recuperação do mercado de trabalho depende do controle da pandemia

Emprego deve se recuperar só após retorno da atividade econômica
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A recuperação do mercado de trabalho brasileiro após o choque causado pela pandemia do novo coronavírus, tende a ser mais lenta que o retorno da atividade econômica. Assim afirmam os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Segundo eles, a retomada depende do controle da pandemia.

O Ipea divulgou uma avaliação sobre os dados obtidos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios focada nos impactos da covid-19 (Pnad-Covid). Essa pesquisa foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

O diretor adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Marco Cavalcanti, explicou que, em momentos de crise, os custos de demissões fazem com que os dados do mercado de trabalho piorem mais lentamente que os efeitos imediatos na atividade econômica. De forma semelhante, os custos de contratação fazem com que a retomada dos empregos seja mais lenta em momentos de recuperação.  “Todo o cenário de recuperação da atividade econômica e do mercado de trabalho está condicionado, certamente, ao controle da pandemia”, afirmou.