A concessionária que administra o metrô de Belo Horizonte informou que finalizou a revitalização realizada, durante a última semana, no trecho de via permanente, entre as estações Santa Efigênia e Central. Os trens já operam com intervalos habituais entre as viagens.
A revitalização estava prevista para terminar na madrugada desse domingo (21) para esta segunda-feira (22), mas foi finalizada na noite do último sábado (20), antecipando a entrega em mais de 30 horas. A obra substituiu 300 metros de via permanente em curva, numa operação que ocorreu durante oito dias, de forma ininterrupta. “Esse trecho, agora revitalizado, era tido como um dos mais complexos durante as obras, por estar confinado entre a via do Metrô e a via do trem de carga. Houve substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e do lastro (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes”, informou a concessionária que administra o metrô.
A revitalização da via permanente do Metrô BH teve início em novembro de 2023. Em março de 2024, a Empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Calafate. A previsão no Contrato de Concessão para a conclusão de revitalização da Via Permanente é de março de 2027.
Horário habitual
As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários.
O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.