O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Itabira promoveu na última quarta-feira (19), a palestra “O futuro já começou – Navegando em tempos de mudanças exponenciais”, com o empreendedor e humorista Everton Lima. O evento reuniu quase uma centena de pessoas e contou com a presença do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) e do presidente da Câmara Municipal de Itabira, Carlos Henrique Silva Filho (Solidariedade).
A palestra teve como objetivo debater inovação, liderança e construção de futuro, reunindo empreendedores interessados em aprimorar suas habilidades para conhecer novas estratégias de mercado. Por quase duas horas, Everton Lima convidou o público a refletir sobre as constantes mudanças do ramo empresarial, dando insights, técnicas e estratégias para transformar carreiras e melhorar resultados. Além de palestrante, Everton é docente de pós-graduação do Senac, especialista em inovação e gestão empresarial, felicidade corporativa, criatividade e design thinking.
Mas para além das mudanças e atualizações tecnológicas, o palestrante frisou sobre “o mais importante”: as relações humanas. Em sua entrevista à DeFato, Everton afirmou que a capacidade de entender o que o outro deseja, é o que vai fazer a diferença no presente e no futuro do mercado:
“Quanto mais tempo eu prestar atenção no meu cliente, no meu colaborador, mais eu vou ser assertivo na hora de construir estratégias para conquistá-los. e isso vai desde um grande investimento, como uma big-tech,, mas também numa empresa pequena que observa o cliente no dia a dia dentro da loja, conversa com ele e etc. O presente e o futuro é sobre inteligência artificial, mas também inteligência humana. É olhar para o outro, entender o que ele quer e entregar da maneira como ele espera”.
Marco Lage diz que Senac irá dobrar de tamanho e ajudar na diversificação econômica de Itabira
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, esteve no evento e foi entrevistado pela DeFato. No bate-papo, ele destacou sobre a necessidade do fortalecimento do comércio no município, elencando o setor como o de maior potencial para o futuro da cidade.
“É o setor que a gente vislumbra, que certamente vai ser o que mais vai crescer em Itabira nos próximos anos com essa transição econômica. Este evento do Senac também demonstra uma maior aproximação do Senac em Itabira, que vai crescer. O Senac no mínimo vai dobrar de tamanho em Itabira, pelo que a gente tem conversado, pelo trabalho que temos desenvolvido”, disse Marco Lage.
“Itabira é uma cidade que tem muito recurso Vale, mas agora está tendo que se reinventar, pensar em diversidade de negócio e isso mostra quanta oportunidade tem aqui. Mas por outro lado, isso mostra o desafio que os empresários terão. Então se a gente não fortalecer a nossa capacidade empresarial para pensar em iniciativas para os próximos 10, 15, 20 anos, nós teremos muitas dificuldades”, disse Marcos Gava, eu sou diretor do SENAC de Itabira
Eduardo Bandeira de Melo, consultor de negócios e relacionamentos do Senac na região, também foi de encontro ao tema, reforçando que “o comércio precisa tomar a pujança que Itabira precisa ter”. “Nós somos mais de 120 mil habitantes e a gente precisa fazer com que esse comércio se qualifique e tenha mão de obra qualificada para receber turistas e que entrem nas lojas e esse funcionário seja bem qualificado para receber os itabiranos”, finalizou.