A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), informou que a partir da próxima segunda-feira (15), as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) em Belo Horizonte estarão autorizadas a realizar as vistorias móveis.
Essa modalidade de vistoria, que é aquela realizada fora das instalações das ECVs em casos específicos, será implementada na capital inicialmente por meio de uma operação assistida em ambiente controlado para que, caso seja necessário, a Coordenadoria possa realizar ajustes no fluxo de atendimento, antes da expansão para todo o Estado. “As distribuições das vistorias serão feitas de forma randômica e equitativa, por meio de sistema informatizado”, informou o Detran.
A prestação do serviço irá beneficiar a população com ampliação da oferta e melhoria da qualidade do serviço, sem aumentar os custos para o cidadão.
“Estamos cumprindo o compromisso que assumimos e continuaremos trabalhando para ampliar os benefícios e melhorar o atendimento ao cidadão, que é o nosso maior foco, e garantir eficiência em nossos processos, o está sendo possível com o modelo de credenciamento para vistorias em Minas”, assegura o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.
O que é a vistoria móvel
Assim como a vistoria na modalidade fixa, a vistoria móvel também é ato de avaliação de um veículo. A diferença é que ela pode ser realizada fora das instalações das ECVs, desde que o solicitante cumpra os critérios determinados pelo órgão executivo de trânsito estadual.
A vistoria móvel pode ser realizada apenas em casos específicos, descritos na Resolução 941/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Portaria 1290/2023 da CET-MG, e realizadas em locais previamente cadastrados, autorizados pela CET-MG e georreferenciados, ou seja, a CET-MG terá o controle preciso da localização em que a vistoria será feita.
Mesmo com a mudança do atendimento das vistorias móveis, que passa a ser prestado pelas ECVs, o Governo de Minas não irá aumentar o valor do serviço para o cidadão.