Foi realizado na noite de ontem (7), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, o Encontro Regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), recebendo membros e representantes da sigla, políticos de cidades vizinhas, vereadores do município e o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que teve sua pré-candidatura à reeleição do Executivo itabirano apoiada pelos líderes do PDT.
Além de reiterar apoio ao prefeito, os participantes da prévia partidária abordaram sobre as metas de fortalecimento do PDT em Itabira, a intenção de reeleger Carlos Henrique Filho (vereador e líder do governo na Câmara Municipal) e o desejo de emplacar a eleição de uma vereadora no pleito deste ano. Entre as lideranças do PDT que compuseram a mesa da reunião, estava Raimundo Nonato de Barcelos, o “Nozinho”, prefeito e pré-candidato à reeleição em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade onde tentará emplacar seu quarto mandato. “Achei o encontro muito bom, com muita gente. Foi importante para o fortalecimento do partido, que está na base do Marco Antônio e que deve caminhar para sua reeleição. O PDT vai estar junto e se identifica muito com os ideais dele”, frisou Nozinho em entrevista à DeFato.
Marco Antônio retribuiu o apoio dado por Nozinho, definindo-o como uma referência pessoal e política no Médio Piracicaba. “Ter o apoio do Nozinho mais uma vez, pra mim é uma grande conquista e sinal de que o nosso governo não decepcionou a população. Ouço muito o Nozinho, é um conselheiro político também. Acho muito importante ter ele de novo nessa caminhada e na parceria que nós fizemos entre São Gonçalo e Itabira, em todos os aspectos”, frisou.
Antes de ir até o Encontro Regional do PDT, Marco Antônio Lage esteve presente na oficialização da federação PSOL/Rede, onde também recebeu apoio político. Para o prefeito: “Este é um momento de fortalecimento, de reafirmação das políticas públicas que foram construídas nesse período [primeiro mandato]. São partidos que já estão participando com o nosso governo e reafirmam o apoio a esse projeto político e de gestão que nós estamos conduzindo em Itabira”
Maior participação feminina e fortalecimento do PDT
Durante o encontro, o advogado e coordenador político, Jorge Washington Cançado Neto, apresentou uma breve palestra sobre o panorama legal das eleições de 2024, trazendo as principais datas, prazos, regulamentações, permissões e proibições para o pleito deste ano. Após as explanações sobre direito eleitoral, houve a apresentação das componentes da Ação da Mulher Trabalhista do PDT, um núcleo do partido em Itabira, composto por 11 mulheres que buscam aumentar a representatividade feminina nas esferas políticas.
Sirley Soalheiro, vice-presidente nacional do PDT, e Polianna Soalheiro, presidente estadual da AMT-MG, aproveitaram o encontro às vésperas do Dia Internacional da Mulher para reiterar a importância da participação feminina na política, além de relembrar o histórico de lutas presente na data. Em entrevista à DeFato, Sirley também abordou sobre as estratégias do partido para o pleito de 2024, dizendo que a intenção é aumentar o número de candidaturas em toda Minas Gerais. Em 2020, o partido emplacou 487 vereadores e 32 prefeitos.
“Vamos lançar, por exemplo, a Duda Salabert como candidata à prefeita em Belo Horizonte e o Délio Pinheiro em Montes Claros. Hoje nós estamos com 168 pré-candidaturas a prefeito e prefeitas, mas temos certeza que nós vamos passar os 200”.
Gabriel Quintão, secretário municipal de Administração e Governança e Coordenador de Articulação do PDT-Itabira, afirmou que o partido está em pleno crescimento no município, afirmando: “Eu dizia em 2020 que a gente iria recomeçar uma história. Plantamos uma semente e começamos a colher os frutos. 2024 vai ser muito melhor, a gente vai construir uma bancada progressista, uma bancada que vai disseminar os valores do partido, colocar a educação como prioridade, fazer um debate propositivo com a cidade, porque a gente entende que precisamos qualificar o Legislativo.”
Já Carlos Henrique, que foi amplamente apoiado pelas lideranças do partido, demonstrou total confiança no fortalecimento do PDT em Itabira. O vereador chegou inclusive a dizer que o partido irá “fazer história” neste pleito, formando a maior bancada da Câmara após estas eleições. Sob o apoio para a reeleição, o líder do governo disse: “Isso é um resultado de muito trabalho. Sei o quanto eu tenho potencial pra isso, e a reeleição, se Deus quiser, ela vai vir com muito pé no chão. Vamos fazer um partido no qual nós iremos trabalhar para três, quatro vereadores e vereadoras, porque nós temos condições pra isso. Esta noite foi um exemplo disso, do quanto que o povo está acreditando na nova política”, completou.