Os resultados de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram divulgados na última segunda-feira (13) e, com isso, os estudantes de todo o país começam a se preparar para as próximas etapas de ingresso ao ensino superior. Nesta edição, algumas notas apresentaram maior destaque, apesar das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. O portal DeFato Online conversou com os diretores e alunos do Colégio Auge, em Itabira, para entender como é o planejamento durante o ano letivo e conhecer as expectativas e os projetos educacionais para o Enem 2025.
Resultados positivos
No Colégio Auge, a preparação para o Enem começa desde o primeiro ano do ensino médio, com simulados regulares e um acompanhamento constante, permitindo que os alunos se acostumem ao formato da prova e à pressão do tempo. O diretor do colégio, Fabiano Penido, destacou que o bom resultado se deve à preparação técnica fornecida pela equipe de professores e coordenadores.
“Trabalhamos muito essa parte da redação também. As disciplinas todas obrigatórias. A partir do primeiro ano já começa os simulados, temos as monitorias, que são das principais áreas”, destacou Fabiano.
Nos temas de redação e língua portuguesa, a equipe trabalha com estratégias que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, evitando formatos engessados e fórmulas fixas que muitas vezes limitam a qualidade do texto.
Sandra Moreira, que também é diretora do Colégio Auge, citou os modelos de texto que ganharam fama com a divulgação pela internet, popularmente conhecidos como “receitas de bolo”. Neste ano, textos deste tipo não foram bem aceitos pela banca corretora, tornando o processo mais rigoroso.
“A coisa tá mudando, a coisa tá diferente. No início do ano, sempre pegamos toda a equipe de língua portuguesa junto com a professora Graça Lima para fazer um direcionamento”, explica.
Além disso, o professor de redação do centro de ensino é Maxsandro Soares, graduado em letras e pós-graduado em leitura e produção de textos, que também faz parte da banca corretora do Enem.
A escola adota uma metodologia focada em resultados, oferecendo aos alunos acompanhamento personalizado, especialmente nas áreas de maior dificuldade.
Os resultados de 2024 refletem o esforço contínuo da escola. Cerca de 30% da turma obteve notas acima de 900 na redação, um feito notável considerando o nível de complexidade do exame deste ano.
Míriam Soares, coordenadora pedagógica do ensino médio no Colégio Auge, destaca a importância do acolhimento por parte da escola com os alunos.
“Próximo do ENEM, a escola teve o cuidado de preparar, durante duas semanas, uma programação com os estudantes. Então, tinham diversas atividades com viés mesmo de trazer leveza e segurança para eles”, explica.
Queda nas notas de ciências da natureza
Neste ano, os alunos relatam maior dificuldade em realizar as provas de Ciências da Natureza. Caio Guerra e Rafael Fonseca, cursaram o terceiro ano do ensino médio no colégio no ano passado, ambos compartilharam dificuldades nesta competência do exame.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, houve uma queda generalizada nas notas de Ciências da Natureza, com uma média de 495 pontos, o que gerou preocupações sobre o desempenho nacional. O Inep ainda realiza uma análise aprofundada dos resultados. Santana, no entanto, considera o desempenho geral positivo, destacando que, com o aumento no número de participantes, uma redução nas médias era esperada.
Preparação para o ensino superior
Caio Guerra, ex-aluno do Colégio Auge, vai começar a cursar Medicina no Centro Universitário Funcesi, em Itabira. Ele conta que obteve um bom desempenho nas provas e que o apoio da escola foi determinante para que isso ocorresse. Para quem vai realizar o Enem, Caio dá algumas dicas:
“É importante você preparar a sua mentalidade, a sua resistência, e redação é simplesmente treino. Sobre repertório, é você pesquisar mais coisas sobre o Brasil, tipo filmes brasileiros, músicas, e livros, porque isso vai fazer que você tenha uma gama de conteúdo”, explica.
Já Rafael Fonseca vai esperar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para garantir uma vaga na Universidade Federal. Seu preparo foi baseado na resolução de provas antigas, buscando atingir o máximo de questões possíveis.
“Um dica é focar no modelo de questão do ENEM, que é um modelo muito específico, não é igual de outros vestibulares, fazer muitas questões, muitos simulados, corrigir tudo e tentar tirar o máximo que você puder de cada questão,” comenta.
Oportunidades com a nota do Enem
Com a nota em mãos, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a bolsas de estudos pelo ProUni ou solicitar financiamento estudantil pelo FIES. Além disso, instituições privadas oferecem descontos e bolsas com base no desempenho no exame.
As inscrições para o Sisu foram liberadas na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro. As datas para adesão nos demais programas estudantis de ingresso ao ensino superior ainda serão divulgadas pelo Inep.