O ato de cuidar, que faz parte do universo de todas as profissões ligadas à área da saúde, envolve filosofias e práticas que exigem a vivência de situações reais pelos alunos durante a formação acadêmica.
Especialmente em se tratando do fisioterapeuta, podemos dizer que, para seu exercício profissional, necessita ser dotado de habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal, com ênfase na comunicação e no trabalho em equipe. Tudo isso para assegurar o atendimento de qualidade e humanizado.
Por essa razão, a Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio) manifestou publicamente seu repúdio à modalidade de Ensino a Distância (EaD) para os cursos de graduação em Fisioterapia. Em carta oficial publicada no ano passado, a entidade salientou a importância do treinamento desses estudantes em situações de resolução de problemas de saúde das pessoas.
No texto do documento, a entidade lembrou que uma resolução de 2002 do Conselho Nacional de Educação estabelece a obrigatoriedade do estágio supervisionado com carga mínima de 20% do total de horas do curso de Fisioterapia – o que inviabilizaria, portanto, sua ministração a distância.
A carta de repúdio publicada pela Abenfisio pode ser acessada clicando aqui!
Aprendendo na prática
Desde 2007, a Funcesi mantém a Clínica Escola. Nesta clínica, os alunos de Fisioterapia têm a oportunidade de colocar em prática os aprendizados, fornecendo atendimentos fisioterapêuticos à população de Itabira e região, além de atividades de estágio supervisionado, projetos interdisciplinares integrados à vivência clínica, projetos de extensão e de iniciação científica.
A Clínica Escola oferece atendimentos fisioterapêuticos em todas as faixas etárias, nas seguintes especialidades: Ortopedia, Neurologia, Cardiorrespiratória, Geriatria e Uroginecologia e Obstetrícia. Desde a sua criação, essa iniciativa já beneficiou a comunidade de Itabira e região com mais de 180 mil atendimentos gratuitos.