Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor. Hilquias entregou o Livro a Safã, e este o leu. Relatou mais o escrivão Safã ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me entregou um livro. E Safã o leu diante do rei. Tendo o rei ouvido as palavras do Livro da Lei, rasgou as suas vestes. Ide e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo quanto de nós está escrito. (2 Reis 22:8,10,11,13)
O texto bíblico afirma que entre os escombros ou entre os entulhos a Palavra de Deus foi encontrada. Isso mesmo, em meio a destruição, ao caos, literalmente entre ruínas. Isso ilustra o que acontece nos dias atuais com muitas pessoas, é possível ver vidas inteiras desmoronarem, serem completamente destruídas, famílias que tinham tudo para dar certo e sem explicação desabarem, sonhos destruídos, projetos frustrados, tragédias e mais tragédias.
Veja o que Deus diz sobre isso: “Meu povo está sendo destruído por que lhe falta o conhecimento da minha Palavra” (Oséias 4:6). Isso significa que toda essa destruição poderia ser evitada ou uma reconstrução seria possível se tão somente nos dispuséssemos a conhecer e colocar em prática a palavra do Senhor. Vejamos aqui, algumas lições para nossa reflexão:
Em primeiro lugar, não espere sua vida desmoronar para descobrir o valor ou a importância que a Palavra de Deus tem. Como visto, tudo estava em ruína, por que na areia nossa vida não se firma. Jesus Cristo ensinou, que prudente é aquele que ouve e pratica sua palavra, este é comparado com alguém que edifica sua casa sobre a rocha, um fundamento sólido, e por isso, essa casa permanece inabalável, mesmo frente a ventos e tempestades. Por outro lado, insensato é aquele que edifica sua casa na areia, que insiste em ignorar o conhecimento e a prática da Palavra Sagrada, seu destino é a queda, a destruição, uma vida de completa instabilidade, incapaz de suportar as dificuldades (Mateus 7:24-27).
+ “O Cruzeiro está no meio de uma briga de ego que não vai à lugar nenhum”, diz conselheiro do clube
Em segundo lugar, é impossível agradar a Deus enquanto se ignora a Sua Palavra. Perceba que o rei não fazia idéia de como estava sua vida perante Deus, até que o Livro foi encontrado e lido perante ele. Ao ouvir as palavras contidas no Livro, seu primeiro ato foi rasgar suas vestes, um símbolo de humilhação e desespero, pois ele estava certo de que Deus não estava contente com a vida que eles levavam até o presente momento; “porque grande é o furor do Senhor que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo quanto de nós está escrito”. Josias entende que eles eram herdeiros de uma terrível maldição, uma vez que seus pais não deram ouvidos à palavra de Deus e eles até então faziam o mesmo. Seja por ignorância ou conveniência, somos imperdoáveis ao desprezarmos a palavra do Senhor. O rei descobre que eles não eram vítimas de todo aquele sofrimento, eram culpados e que o inimigo que eles enfrentavam era o próprio Deus. Como saberemos se estamos ou não agradando a Deus se ignoramos completamente o conhecimento de sua palavra?
Em último lugar, arrependa-se e converta-se de todo coração. Foi o que Josias decidiu fazer. Veja o depoimento do próprio Deus acerca de Josias: “Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor , quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor… Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do Senhor. Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual” (2 Reis 22:19 e 23:24,25).
Converter é abolir da nossa vida tudo que está contrário ao que diz a palavra do Senhor, é respeitar as regras que por Ele foram estabelecidas. Logo que o rei ouviu a palavra de Deus, decidiu alinhar sua vida e de seu povo de acordo com ela. É isso que chamamos de conhecimento ativo. Não basta saber, tem que praticar. Por que Josias ouviu ao Senhor, foi também, pelo Senhor ouvido, Deus o perdoou e desde então, o abençoou sobremaneira. Em suma, tire a poeira da sua Bíblia, para não ter que remover os escombros da sua vida.
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.