Site icon DeFato Online

Escaladores ficam presos em pico de Catas Altas e são resgatados pelos bombeiros

Escaladores ficam presos em pico de Catas Altas e são resgatados pelos bombeiros

Foto: Divulgação / CBMMG

Na manhã dessa sexta-feira (3), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais precisou da ajuda de um helicóptero para realizar um resgate no Parque Morro da Água Quente, em Catas Altas. Três escaladores, dois mineiros e um francês,  estavam presos no alto do Pico do Baiano, desde a noite dessa quinta-feira (3).

Os esportistas tem entre 37 e 4 3 anos. Eles foram retirados de uma fenda a cerca de 800 metros do chão. O Corpo de Bombeiros ainda não confirmou a altura exata do local. Felizmente, todos estavam conscientes, orientados e não apresentavam lesões. Depois de serem avaliados por uma médica, eles foram liberados.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado por volta de 21h45 da quinta para resgatar os escaladores. No local, os militares foram levados até o local por um um guia turístico do distrito do Morro da Água Quente. Lá, constataram que os montanhistas tinha ficado presos.
De acordo com o boletim de ocorrência do Corpo de Bombeiros, os militares conseguiram contato visual com os esportistas. Eles informaram que, apesar de um deles ter passado mal por hipoglicemia, já estava recuperado e havia se mantido consciente.
Por se tratar de um local de difícil acesso, mesmo para o helicóptero, o resgate contou com um cesto pendurado por corda para retirar os escaladores.
Foto: Divulgação / CBMMG

Resgate complexo

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que a operação se resgate só pôde ser realizada nessa sexta-feira (4) porque as condições eram muito complexas. De acordo com os militares, os três homens chegaram até lá por um caminho de escalada sem pontos fixos de ancoragem. Os apoios de fixação eram feitos na hora.

A operação contou também com a presença de ambulâncias, equipe médica e a Polícia Militar. A PM informou que a visibilidade ruim e os ventos fortes dificultaram ainda mais os trabalhos.

Exit mobile version