A Escola Municipal Estação Crescer, que foi atingida por um incêndio na segunda-feira (29), trata-se de um patrimônio histórico tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Histórico de Nova Era (COMPHANE). De acordo com informações da Prefeitura de Nova Era, o imóvel era uma estação ferroviária que foi desativada em 1999.
Segundo informações da prefeitura, o tombamento do imóvel foi feito em 2003. O incêndio danificou a sala de aula nº11 e parte do telhado. “O imóvel passará por uma reforma, e os alunos retornarão à escola na próxima semana sem prejuízo no cronograma escolar”, informou a prefeitura.
Após o controle das chamas pela PM com apoio do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (GAVE), as equipes observaram que duas janelas e a porta da sala nº 10 estavam arrombadas. Além disso, o quadro de chaves que fica na sala da diretoria foi arrancado e estava jogado no chão da parte externa da sala.
O boletim da PM também informou que foram encontrados uma caixa de fósforo vazia, um galão com uma substância que aparentava ser álcool em gel e uma lata spray com uma substância que parecia ser tinta.