O Governo Estadual repassou apenas 48% da verba anual prevista à saúde de Itabira até o momento. A estimativa prevista no início do ano era de R$12.450.950,00. No entanto, ao final do segundo quadrimestre, foi entregue aos cofres públicos um total de R$4.030.991,00; o que corresponde a menos da metade do que foi proposto pelo próprio Estado. Os dados foram apresentados pela Secretaria Municipal responsável pela pasta durante reunião extraordinária do Conselho de Saúde, realizada nesta quarta-feira (13).
O superintendente de Planejamento em Saúde, Gerson dos Santos Rodrigues, demonstrou o balanço de arrecadação e gastos nas áreas da saúde. Dentre os números estão as receitas da União, do Estado e tesouro municipal. Por outro lado, o Governo Federal tinha uma previsão de repassar R$47.633.415,00 para Itabira. Ao final do segundo quadrimestre havia sido repassado R$31.192.615,00 – valor equivalente a 65% do proposto no início de 2019.
“Em relação à receita do Estado, quem acompanha a mais tempo sabe que há uma situação complicada no que se diz respeito aos repasses. O repasse sofreu muito e ainda estamos sofrendo bastante com a ausência desses recursos”, ressaltou o superintendente.
Por fim, a coordenadora de Gestão em Saúde, Lauana Matosinho da Silva, falou sobre os programas e ações desenvolvidos pela Prefeitura de Itabira dentro da Programação Anual de Saúde (PAS). Foram 97 metas estipuladas no início do ano e 50 cumpridas até o balanço, 40 executadas parcialmente e 7 ainda não trabalhadas. Dentre as principais ações estão: Práticas Integrativas Complementares (Pics) e grupos de apoio a saúde da família.

