O estilista itabirano Ronaldo Silvestre é convidado da 7º edição do Projeto Moda Rio, que acontecerá em 24 de fevereiro na capital carioca. Num cenário de crise econômica enfrentada pelo estado, o evento estimula novos negócios na área da moda. Silvestre falará ao público sobre sua experiência com geração de emprego e renda com foco na transformação social.
O Projeto Moda Rio tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. A iniciativa nasceu em 2016, como uma startup direcionada à gestão de capital humano, novos profissionais, produtos, ideias e serviços. Nesta edição, o projeto será realizado no Centro Cultural José Bonifácio, no dia 24, e terá ao longo do dia desfiles, rodas de negócios, palestras e oficinas. Com palestrantes globais e de renome nacional, são esperados 1 mil participantes no evento.
Pela primeira vez no Moda Rio, Ronaldo Silvestre chamou a atenção dos organizadores por projetos como o Instituto Tecendo Itabira, ONG que criou há dez anos e que dá oportunidade de trabalho a aproximadamente 30 costureiras e bordadeiras locais. Premiado na área em que atua, o estilista enxerga a moda como um arranjo produtivo que pode dar às cidades um novo fôlego econômico.
“Faço a defesa da moda como agente de transformação: dentro das periferias é possível produzir para grandes marcas. E dali surgirão novas empresas, profissionais, modelos e serviços”, cita.
Neste mês de janeiro, um vestido de uma coleção que o Tecendo Itabira produziu para a estilista mineira Fabiana Milazzo, em sua estreia no São Paulo Fashion Week, chegou ao tapete vermelho do Globo de Ouro e SAG Awards. A peça artesanal foi usada por Simone Johnson, filha do astro americano Dwayne Johnson (The Rock), e pela top model Carol Ribeiro.