Site icon DeFato Online

Estudante de BH conquista bronze em olimpíada de Ciências disputada nos Estados Unidos

estudante de bh

O prefeito Fuad Noman recebeu a estudante na sede da Prefeitura de Belo Horizonte nessa terça-feira (16). (Foto: Amira Hissa/PBH)

Beatriz Melo Gonçalves, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, da Prefeitura de Belo Horizonte, conquistou a medalha de bronze na 5ª Olimpíada Copernicus de Ciências. A competição foi realizada na Rice University, em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos, e reuniu estudantes de 5º e 6º ano de 21 países para disputar os conhecimentos em ciências. A estudante do bairro Aparecida, na capital, foi a única de Minas Gerais na delegação brasileira que foi premiada.

A estratégia para a competição começou a ser preparada em agosto do ano passado pelo professor de matemática e ciências Fábio Andrade Machado, responsável pelo projeto na escola e por inscrever Beatriz na iniciativa. Testes, exercícios em sala de aula e muita dedicação ao conteúdo resultaram na premiação internacional.

Beatriz comemorou a medalha e revelou o papel fundamental do professor. “Na preparação, estudei bem porque eu gosto de estudar. O professor Fábio me ajudou bastante nos estudos. Acreditei e tive confiança de que ia ganhar uma medalha e trazer aqui para minha cidade. Meu recado para os outros estudantes é que a gente tem que acreditar em si mesmo e ser confiante”, disse a estudante.

Fábio Machado explicou que a preparação da estudante teve início ainda em 2023. “O nosso trabalho é desenvolvido em toda a escola. Foi feito um processo dentro da escola, no qual a Beatriz se destacou e foi selecionada para representar Minas Gerais na competição. Ela tinha muito conhecimento e se dedicou durante a preparação desde o segundo semestre do ano passado. O resultado é a medalha conquistada dentro da categoria que tinha 80 competidores e a Beatriz como a única aluna de escola pública”, comemorou o professor.

A competição

A 5ª Olimpíada Copernicus de Ciências ocorreu de 9 a 13 deste mês. Além de realizar a prova, os estudantes que participaram da competição visitaram museus e conheceram a Nasa. Visitar a agência espacial americana era um dos sonhos da estudante da Rede Pública Municipal da capital.

O convite feito à Escola Municipal Professor Cláudio Brandão para integrar a delegação brasileira que foi à 5ª edição da olimpíada é um reconhecimento ao trabalho do professor Fábio Andrade Machado com os alunos e que já deu diversos frutos. Em 2023, os estudantes da mesma escola, Anna Beatriz Mineiro Marques e Daniel Santos da Costa, participaram da delegação brasileira que representou o país na 4ª Olimpíada Copernicus de Matemática. A aluna, que é a da mesma turma de Beatriz, também conquistou a medalha de bronze.

Beatriz Melo Gonçalves foi à competição acompanhada da mãe, Izabela Moreira, e do professor Fábio. Todos os valores da viagem foram custeados pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

*Com informações da PBH

Exit mobile version