Site icon DeFato Online

Estudantes da Unifei divulgam nota de repúdio contra escolha do novo reitor

Unifei

Foto: Arquivo DeFato

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifei, campus de Itabira, divulgou na tarde de hoje (10) uma nota de repúdio contra a escolha do professor Dr. Edson da Costa Bortoni como o novo reitor da universidade. A nomeação do docente foi de responsabilidade do presidente da república Jair Bolsonaro, que publicou o decreto referente à decisão ontem (9), no Diário Oficial da União. O vice do docente é o também professor Antônio Carlos Ancelotti Junior.

A indignação do estudantes é pelo fato da votação popular, realizada junto à comunidade acadêmica dos dois campi em setembro, não ter sido respeitada pelo governo federal. Neste pleito, a chapa 3, formada pelos professores Marcel Parentoni e Rodrigo Lima, levou 53,24% dos cerca de 3200 votos. A dupla ficou à frente da chapa 2 (José Arnaldo Barra Montevechi/Maurílio Pereira Coutinho) – que obteve 21,16% dos votos – e da chapa 1 (22,68%), formada pelos novos reitor e vice-reitor, Edson da Costa Bortoni e Antônio Carlos Ancelotti Junior.

No comunicado, o diretório chamou a decisão de “arbitrária” e um “ato antidemocrático”. Além disso, o grupo afirmou que “o desrespeito à ordem da tríplice não era cogitado”. Vale lembrar que, além da consulta pública, as três chapas também foram votadas pelo Conselho Universitário da Unifei (Consuni), formado por 50 membros entre professores, servidores e alunos. Nesta etapa, a dupla Edson/Antônio ficou em último lugar, enquanto a chapa Marcel/Rodrigo venceu novamente.

A confirmação da vitória de Marcel na votação acadêmica de setembro ainda dependia da aprovação do executivo federal. Uma lista tríplice, contendo os candidatos das três chapas concorrentes, foi enviada ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que detinha o poder de seguir ou não a escolha da comunidade acadêmica.

O mandato de Edson Bortoni como novo reitor da universidade se inicia a partir do dia 19 de dezembro. Ele substitui o professor Dagoberto Alves de Almeida e exercerá o cargo pelos próximos quatro anos.

Exit mobile version