Evento em Conceição do Mato Dentro seleciona produtores de queijo para competição estadual
Cinco produtores da região terão o privilégio de disputarem o título de melhor queijo minas artesanal do estado
Produtores do Serro foram selecionados para participarem do 11º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. Em seleção feita no Mercado Municipal de Conceição do Mato Dentro, cinco, de 24 participantes, foram escolhidos para a competição.
Os selecionados foram Agmar Antônio Barbosa (Serro), Antônio Batista Araújo (Serro), Geovane Madureira Bicalho (Conceição do Mato Dentro), Waldemar Felipe da Silva (Paulistas) e Waldemir Barbosa (Serro).
Da seleção, feita no sábado, 14 de abril, participaram também produtores dos municípios de Dom Joaquim, Alvorada de Minas, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Materlândia e Rio Vermelho. O evento também recebeu autoridades políticas da região.
Os queijos dos produtores foram avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato.
A mesma etapa classificatória foi realizada em Araxá, no Alto Paranaíba, na sexta-feira (13). Já foram feitas também as seletivas nas regiões produtoras do Triângulo Mineiro e Canastra. As próximas serão as regiões Cerrado e Serra do Salitre.
O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal será realizado no dia 2 de junho, no município de São Roque de Minas, região Centro-Oeste do estado. O evento vai acontecer durante o Festival do Queijo da Canastra. A disputa será dividida nas categorias Ouro, Prata e Bronze.
Características do queijo
O Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala e utilização de leite cru (não é permitido leite pasteurizado). Ele é apreciado graças ao conhecimento passado entre gerações e às suas características peculiares. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).